No último final de semana de 10 a 12 de junho, foi realizado em nossa diocese o curso de formação, capacitação para novos agentes e atualização para aqueles que já atuam na pastoral da sobriedade. Estiveram presentes membros de nossa diocese, da diocese de Santos e da arquidiocese de São Paulo, ao todo foram 62 pessoas que agora estão capacitados para atuarem nos grupos de autoajuda da pastoral da sobriedade.
O curso tem o conteúdo programático: a identidade da pastoral, objetivo e missão, como implantar o grupo de autoajuda, as cinco frentes de trabalho e a vivencia da espiritualidade, que consiste nos 12 passos para a sobriedade cristã.
Na sexta-feira à noite iniciamos o nosso encontro com a Missa de abertura presidida pelo padre Osvy José Guilarte Figuera assessor eclesiástico diocesano, trazendo a fundamentação bíblica e as falas dos Papas. No sábado tivemos as palestras de Maria Inês Rezende coordenadora do regional Sul 1 da CNBB, Solange Mendes da arquidiocese de São Paulo. Trataram de assuntos teóricos e práticos da pastoral da sobriedade. Tivemos a presença do psicólogo e psicanalista especialista em dependência química Carlos Kugert explanando sobre as frentes de atuação Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinserção e Atuação Política. No final do dia tivemos um momento forte de Espiritualidade com os 12 Passos da Pastoral, finalizando com um momento de Adoração.
No domingo pela manhã Solange trouxe toda a explicação dos objetivos gerais, específicos, estratégias de ação, funções de equipe de coordenação da Pastoral. Carlos Kugert teve uma fala que emocionou a muitos, sobre as drogas e seus efeitos. Maria Inês explicou toda parte documental. Finalizamos o encontro com a Missa de envio presidida pelo frei Carlos Alberto de Queiroz reitor do Santuário Senhor do Bonfim.
O retiro também foi o marco de 20 anos do primeiro curso de formação, que aconteceu em nossa diocese dos dias 28 a 30 de junho de 2002.
Texto e colaboração: Pastoral da Sobriedade da Diocese de Santo André