Diocese de Santo André

“Quem são aqueles vestidos de branco?”, celebra Dom Pedro no Ginásio da FEI

O conferimento dos Ministérios Extraordinário aconteceu no dia 2 de julho, sábado,  no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) em São Bernardo do Campo, e contou com a presença de mais de dois mil e setecentos ministros extraordinários que celebraram o conferimento e receberam a missão de levar o amor e a fé através da Eucaristia, Palavra, Bênção e Exéquias.

A manhã iniciou com a Adoração Eucarística com Dom Pedro Carlos Cipollini, ao lado do assessor diocesano da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários (CDME), Padre Francisco Semplício (Paróquia Nossa Senhora das Dores – Região Pastoral Santo André Centro), reforçou a mensagem sobre o amor a eucaristia e a igreja, ressaltando que em exemplo de São Mateus Moreira possa, à luz do ministério confiado, viver de forma plena o amor pela Eucaristia e a Igreja.

Além dos ministros extraordinários, a manhã contou com a presença do clero diocesano e seminaristas, membros das paróquias da Região Anchieta que organizaram o local e acolhida, Encontro de Casais com Cristo, Comissão Diocesana de Liturgia e Pastoral da Comunicação.

Dom Pedro, diante do Santíssimo Sacramento, pediu que todos acalmem seus corações, por que Deus fala também no silêncio, e devemos ouvir o que o Senhor diz ao coração, pois é o centro de nossa fé, e pede que todos ouçam, porque só Ele tem palavra de vida eterna.

A santa missa iniciou às 9h, a ansiedade estava estampada em todos os presentes. Desde de 2017 nossa diocese não conferia novos ministérios extraordinários, pois a pandemia nos trouxe uma nova realidade, nossos presbíteros diante da necessidade e realidade tiveram que “conferir” seus ministros paroquiais, mas chegou o momento de estarmos unidos com nosso bispo, e serem conferidos e enviados à missão.

Dom Pedro, após a proclamação do Evangelho, saudou todos os presentes e relembrou a importância de recomeçar, pois muitos caminharam com perseverança, atuaram durante toda a pandemia, sendo cristãos de autenticidade de vida e compromisso.

“Coragem, o Senhor está conosco, a promessa dele é verdadeira, podemos passar os mais profundos abismos, mas não temeremos, pois o Senhor está conosco. Se pensarmos bem, é no momento da crise que mostramos a nossa fé, mostramos o melhor que temos, porque quando tudo vai bem, não é difícil ser bom e cumprir as tarefas e as obrigações, mas é no momento difícil do que Deus suscita os seus servos e servas verdadeiros, capazes de sacrificar-se pelo Reino de Deus, levando a chama acesa da fé, do amor, esperança e a vida comunitária”, refletiu o bispo diocesano.

Dom Pedro seguiu refletindo que a vida comunitária na vida de quem vive o ministério extraordinário dá sentido à missão, que por mais difícil que seja a caminhada, é dessa vida em comunidade que envia os verdadeiros missionários de Jesus, pois onde dois ou mais estão reunidos, Cristo está entre eles, e que cada um presente no ginásio foi escolhido por Deus.

O conferimento aconteceu após a homilia, cada ministério aconteceu separadamente, nosso bispo deu a bênção para cada ministério extraordinário, e ao final os ministros realizaram a sua investidura da opa. A alegria em ver o ginásio sendo tomado pela cor branca, nos trouxe a lembrança que é estarmos reunidos para celebrar o servir de cada um e o compromisso de servir ao altar.

Ao final da missa Padre Francisco agradeceu todos os envolvidos nesse momento celebrativo de nossa diocese, convidou os coordenadores diocesanos Claudio e Penha que também agradeceram a presença de todos e de como estavam felizes em estar reunidos novamente para vivenciarem a unidade diocesana.

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão