Diocese de Santo André

São Pedro e São Paulo, duas colunas da nossa fé

Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

Desde o século III, a liturgia une na mesma comemoração as duas colunas da Igreja, Pedro e Paulo, que é celebrada, em todo o mundo, no dia 29 de junho, mas, no Brasil, no domingo seguinte a essa data. A celebração destes santos nos convida a refletir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e de testemunho no projeto libertador de Deus. São testemunhas do Cristo morto e ressuscitado. Sua pregação plantou a Igreja, que vive do testemunho que eles deram, de tal modo que uma das características da Igreja é ser “apostólica”.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus a deixar tudo e assumir sua missão de guiar e confirmar os irmãos na fé. É uma das primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado. Pregou o Evangelho e deu seu último testemunho em Roma, onde foi crucificado sob o Imperador Nero por volta do ano 64.
Paulo, por sua vez, cujo nome antes de sua conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso, não conheceu Jesus segundo a carne. Foi perseguidor e aprisionador dos cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Judeu fiel, aderiu à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Pregando o Evangelho incansavelmente pelas principais cidades do Império Romano, tornou-se um grande missionário, fundador de muitas comunidades. De perseguidor, passou a ser perseguido por sua fé e foi coroado com o martírio, sofrendo a morte por decapitação, sendo conhecido como o “Apóstolo dos gentios”. Depois de terem sofrido toda espécie de perseguição, ambos foram martirizados em Roma. “Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus” (antífona de entrada da celebração de hoje).
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

* Artigo por Romário da Rocha Cunha, seminarista diocesano

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor