Entre os dias 12 a 15 de julho, os seminaristas das três casas de formação do nosso Seminário diocesano participaram do retiro anual, realizado no Centro Teresiano de Espiritualidade, em São Roque, interior de São Paulo.
O pregador escolhido para o retiro foi o Padre Antônio Torres, pároco da Paróquia São Pedro na Diocese de Campo Limpo. O tema proposto para essa pausa oracional foi a Espiritualidade e os ensinamentos de Santa Teresa de d’Ávila, Santa e Doutora da Igreja, que deixou um grande legado para a oração e a vida espiritual de toda a Igreja.
O fio condutor das reflexões foi o Castelo Interior, obra de Santa Teresa que mostra a importância da interioridade e que é um itinerário para o conhecimento de Deus e de si mesmo. Em cada reflexão, os seminaristas puderam aprender um pouco mais sobre cada uma das sete moradas propostas por Santa Teresa, bem como o que é necessário fazer para crescer na vida espiritual. Aquilo que ouviram nas colocações transformava-se em oração nos momentos de deserto, baseados nos textos bíblicos sugeridos por Santa Teresa em sua obra. Além disso, mantendo a rotina já presente nas casas de formação, os seminaristas rezaram com a Liturgia das Horas, participaram diariamente da Celebração Eucarística e também participaram de alguns momentos devocionais, com a oração do Terço e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A celebração Eucarística de encerramento do retiro, na sexta-feira, dia 15, foi presidida por Dom Pedro, nosso bispo diocesano, na memória litúrgica de São Boaventura, outro doutor da igreja, que soube unir espiritualidade e teologia, algo fundamental na formação presbiteral. Dom Pedro, impulsionado pelas leituras propostas para o dia, recordou a missão dos presbíteros: promover uma lei justa e ser homem da misericórdia, sabendo manifestar Deus a todas as pessoas, para que também façam a experiência do encontro com Jesus.