A vocação ao Ministério Ordenado

Quando pensamos no ministério ordenado, não podemos perder de vista que o vocacionado é tomado do povo, com sua vida e sua história, para ser santificado e santificar os irmãos: “todo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus” (Hb 5,1). O fato é que o Senhor chama, assim como chamou os doze, “os que ele mesmo quis” (Mc 3,13), e nem sempre fica claro o porquê.

Os ministérios ordenados da Igreja são três: diaconado, presbiterado e episcopado. Eleitos pelo Espírito Santo, os ministros surgem na Igreja como forma de apascentar o povo de Deus. O diácono no serviço aos pobres, o presbítero na orientação da comunidade e os bispos no pastoreio do povo. Todos amparados e impulsionados pela Palavra, devem servir a Deus, pelo Cristo, no Espírito Santo, estando sempre juntos ao povo de Deus.

São Paulo elenca três motivos pelos quais dedicou seu ministério: “em favor do seu Corpo que é a Igreja” (Cl 1,24); pela Palavra, a fim de “fazer chegar a vós a Palavra de Deus” (Cl 1,25); e pela santificação do povo, “a fim de apresentarmos cada um perfeito em Cristo (Cl 1,28). Portanto, a vocação ao ministério ordenado deve ser orientada pela Igreja e para a Igreja, a fim de que a pregação do Reino chegue a todos.

Rezemos hoje, portanto, pelos diáconos e padres de nossa Diocese, bem como por nosso bispo Dom Pedro. Façamos uma prece, ainda, por todos os seminaristas de nossa diocese que estão nesse processo de preparação para o ministério ordenado!

Que possamos hoje pedir ao Senhor da Messe por mais operários! Quer saber mais sobre vocação e ser ajudado em seu processo de discernimento vocacional?

Procure nosso SAV Diocesano através do e-mail sav@diocesesa.org.br ou do Instagram @vocacionalsa

Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional Diocesana

Provisões – 25/09/2024

Nomeações e Decretos – 22/09/2024