Diocese de Santo André

Para amar e servir, Padre Pierre Dieucel assume Matriz de Ribeirão Pires

Na terça-feira, 23 de agosto, dia de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, Padre Pierre Dieucel, CS tomou posse como pároco da Paróquia São José, igreja matriz em Ribeirão Pires.

Com a igreja lotada, tanto com a presença dos paroquianos quanto da comunidade Paróquia Santo André (Matriz de Santo André), que foram acompanhar a posse de seu antigo pároco, a celebração presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini também contou com a presença do vigário paroquial Padre Carlos Alberto CS, e dos Padres Efrain e Rafael também religiosos scalabrinianos.

No início da santa missa, a comunidade relembrou a trajetória da vida do Padre Pierre, nascido no sul do Haiti e teve sua vida missionária iniciada no Rio Grande do Sul, chegando no grande ABC em 2018, nesta mesma paróquia que foi empossado.

Após relembrar a história do pároco, Dom Pedro explicou o rito de posse canônica a todos os presentes, pedindo ao Padre Camilo Gonçalves de Lima, chanceler do bispado, que fosse  lido a provisão de nomeação do novo pároco, que proferiu a profissão de fé diante do bispo diocesano.  Após as leituras, antes do anúncio do Evangelho, padre Pierre recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo e proclamou o evangelho do dia.

Comunidade paroquial é a família de Jesus
Dom Pedro em sua homilia ponderou sobre a palavra de Deus e a vida em comunidade: “Deixar essa palavra de Deus proclamada entrar no nosso coração, coração que é o local secreto onde só Deus e você pode entrar. Deus através da sua palavra quer dinamizar nossa vida, dar mais vida à nossa existência, chamando para estar mais perto Dele. Então essa comunidade paroquial hoje nesta celebração eucarística receberá um dom de Deus, um sacerdote que vem para sinalizar diante de todos a presença de Jesus, o bom pastor. A comunidade paroquial é a família de Jesus, a paróquia é a comunidade de comunidades, na qual se proclama o evangelho, celebra a eucaristia, e se vive  discipulado, o seguimento de Jesus, mas também é o local de onde partimos em missão, nenhuma comunidade pode ser fechada sobre si mesma, mas a verdadeira comunidade que segue Jesus ou do seu apelo: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho”.

Refletindo também sobre a vida de Santa Rosa de Lima, o bispo conta sua história, citando que era uma jovem muito bonita, que  se chamava Isabel, e que devido a sua beleza a chamavam de Rosa. A santa, assim como no evangelho proclamado, encontrou  a pérola preciosa, que é Jesus, tornando-se verdadeiramente apaixonada por Ele, aceitando seu projeto.

“Que essa comunidade, que já conhece o Padre Pierre, possa acolhê-lo, para que exerça o seu ministério de pároco na comunidade, pois ele sinaliza a presença de Jesus. Jesus está presente na palavra proclamada, na eucaristia celebrada, no amor vivido entre nós. Para perceber Jesus em tudo isso precisa de fé,  que Jesus está presente também na pessoa do padre”, finaliza o bispo diocesano.

Comunidade acolhe o novo pároco
Após a homilia, Padre Pierre, diante de Dom Pedro renova suas promessas sacerdotais, manifestando sua disposição em trabalhar em comunhão com o bispo e o zelo à comunidade que assume como pároco, recebeu das mãos dos bispos as chaves da paróquia, chaves do Sacrário,  a jarra batismal para o Batismo e a estola roxa para ministrar o sacramento da penitência, instrumentos para desempenhar a sua missão junto ao novo pastoreio. Após o Pe. Pierre Dieucel, CS fazer o Juramento de Fidelidade, Dom Pedro o declara como o novo pároco, recebendo os aplausos de toda a comunidade.

Como São José, silencioso e trabalhador
Padre Pierre se direciona ao povo de Deus e agradece a acolhida: “Amados irmãos e irmãs, em toda minha trajetória sacerdotal, tive a oportunidade e felicidade de conviver com povo amável, acolhedor, bondoso e solidário, fervoroso e amante das coisas de Deus e da Igreja, com o povo, cresci espiritualmente e amadureci em humanidade. Certamente essa experiência de fé, contribuirá para o exercício do meu ministério presbiteral nesta paróquia a mim confiada. Venho de coração aberto e repleto de alegria, na esperança de amar, servir e guiar o povo de Deus da querida Paróquia Matriz de São José e suas comunidades (Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis, Imaculada Conceição, Santa Cruz e João Batista Scalabrini). Será sem dúvidas um desafio assumir uma paróquia centenária, cujo padroeiro é São José, homem do silêncio e trabalhador. Venho com fé e amor, para dar continuidade ao caminho percorrido pela paróquia, respeitando e observando suas conquistas, desejoso de renovar a história junto do povo, como ensina o Papa Francisco ser para todos vós “um pastor com cheiro de ovelhas”, capaz de perceber os desafios e dificuldades atuais e conduzir o rebanho. Não posso deixar de agradecer meus pais e irmãos, meus amigos e superiores; em especial ao povo de Deus. Que assim como São José, eu possa sempre estar atento ao sinal de Deus e pronto para acolher e amparar os que mais necessitam de Deus. Peço que cada um de vocês orem por mim e por minha vocação. Desde que soube que assumiria esta paróquia, estou em oração por cada um de vocês, por cada pastoral, grupo e movimento.”

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão