Depois de dois anos, Festival Biblíco Catequético acontece em sinal de unidade diocesana

A Comissão Pastoral para Animação Bíblica Catequética organizou em todas as Regiões Pastorais da Diocese de Santo André o Festival Bíblico Catequético, que aconteceu no dia 17 de setembro.

O livro escolhido foi  Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9), a organização foi realizada por todos os catequistas de todos os setores da catequese, catequizandos e fiéis, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Os integrantes da Comissão Pastoral para Animação Bíblica Catequética organizaram com profundo zelo e dedicação, o Festival Bíblico Catequético em todas as Regiões Pastorais de nossa diocese.

Cada região pastoral organizou-se para que o festival acontecesse, ou de forma paroquial ou regional, mas o sentimento de retorno após dois anos sem vivenciar o encontro e a unidade foi de alegria e de pertença à nossa diocese.

Veja os locais onde aconteceram o festival, e o testemunho de algumas das regiões pastorais de como foi:

• Santo André Leste: Paróquia São Geraldo Magella

“Um retorno ao presencial  mostrando do que a catequese é capaz de fazer por amor a esse Deus, que Josué confiou e seguiu a caminhada com muita fé!”

• Santo André Utinga: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
  • Santo André Centro :  Nas paróquias
  • São Bernardo do Campo Centro : Paróquia São José

“Uma nova e importante  experiência, realizamos o Festival Bíblico Catequético na Paróquia São José, a regional optou que a cada ano estaremos realizando em uma nova paróquia, vivenciando e acolhendo o Festival a partir de cada realidade. Contamos com presença de aproximadamente 720 entre catequistas, catequizandos e visitantes. As encenações, as poesias, os cânticos, os corais, a leitura de cordel, as brincadeiras, as pinturas, os sorteios, a criatividade e a diversidade tornaram belo e lúdico este momento bíblico. A opção de realizar o lanche comunitário com a organização dos catequizandos adultos foi um diferencial na partilha com distribuição farta e sobra para doações.”

• São Bernardo do Campo Rudge Ramos: Paróquia Menino Jesus

“Depois de 2 anos à espera nos reunimos novamente para partilhar a palavra de Deus através das atividades que todas as paróquias desenvolveram. Momento onde o envolvimento dos catequistas, crianças, jovens e adultos, famílias e toda a comunidade fez com que ecoasse o amor de Deus a todos!!! Teatro, contos de histórias, jogos de memória e adivinhação, momentos de louvor, partilha de conhecimento fizeram com que todos os que passaram por seus desertos, receberam a terra prometida e tiveram a certeza de que “Eu e minha família serviremos ao Senhor”. Tudo isso coroado com a participação dos padres de nossas paróquias e ainda uma linda mensagem para a boa recuperação do padre Antônio da paróquia Menino Jesus, onde realizamos nosso festival!”

• São Bernardo do Campo Anchieta : Capela Nossa Senhora da Paz – Jd. Jerusalém
  • São Caetano do Sul: Parque Província de Treviso –  Bairro Fundação

“Para a retomada do Festival presencial escolhemos um novo parque de nossa região e mesmo em uma manhã chuvosa e fria tivemos a participação de 08 Paróquias das 11 da região e de muitas famílias. As Paróquias trabalharam o livro de Josué de forma lúdica e divertida com encenações, coral, jogos, desenhos, maquetes, etc. Houve até gesto concreto com arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. Os trabalhos impressionaram pela riqueza de detalhes e mostrava um pouco da dedicação, do amor e do cuidado com o Sagrado. Foi um momento de muita alegria, partilha, conhecimento, brilho nos olhos dos catequistas ao verem seus catequizandos expondo seus trabalhos, trabalhando a inclusão de catequizandos e o amor de todos os presentes ao acolherem as famílias e as pessoas que visitavam o parque. Estiveram presentes 04 padres de nossa região prestigiando o Festival Bíblico.”

• Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Vila do Doce

“As seis paróquias que compõem a região estavam unidas em fraternidade e alegria. Tivemos apresentações teatrais, musicais e o despertar de muitos talentos. Explorar e apresentar como tema do livro de Josué envolveu a todos que visitaram o festival Bíblico Catequético, de maneira simples e acolhedora. Que o exemplo de acolhida e fé encontrem em nosso próximo passo a coragem para o exigente e doce serviço Catequético em nossa diocese”

• Diadema: Nas paróquias
  • Mauá: Espaço Céu das Artes e do Esporte

“Começamos a organização  do cenário ambiente  na sexta feira estávamos preocupados com a queda de temperatura nós catequistas demos continuidade a organização no sábado tivemos manhã fria e chuvosa  antes da abertura oficial  às 9H o local já estava lotado de jovens  crianças e adultos,  surpreendendo a todos nós , tivemos a presença de  pais e familiares, contamos com a presença dos padres da região e do prefeito da cidade. Foi uma manhã fria e com muito calor humano. Foi notório os sorrisos  nos olhos dos visitantes os  encantados, os  jovens e crianças e catequistas  interagiram  nas apresentações e explicações, lúdico e imaginário. Temos a estimativa de mais de 400 visitantes.”

Nossas regiões pastorais nos enviarem muitas fotos do festival, clique aqui e veja como foi.