A Igreja é missão

A Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.

Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões se detém em três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”.
O mês missionário também nos convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no penúltimo final de semana de outubro (22 e 23) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.

Em nossa diocese, o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), que tem como assessor Padre Osvy José Guilarte Figuera e coordenador Marcos Júlio Aguiar, preparou uma programação para que todas paróquias celebrem a abertura do mês missionário em unidade, veja a seguir:

• 1 de outubro: Missa  de abertura do mês das missões em todas as paróquias, dia dedicado a Santa Terezinha do Menino Jesus
  • Todos os sábados de outubro: Terço Missionário às 20h no facebook do COMIDI
  • 14 a 22 de outubro: Novena Missionária nas paróquias
  • 22 de Outubro: Vigília de Oração Missionária nas paróquias
  • 23 de Outubro: Missa nas paróquias pelo Dia Mundial das Missões
    • 15h – início da Caminhada Missionária Diocesana em São Caetano do Sul (saída da Paróquia Nossa Senhora da Candelária )
    • 18h – Missa de Encerramento da caminhada na Paróquia Sagrada Família (São Caetano do Sul)

O livreto da Novena Missionária de 2022 pode ser adquirido nas secretarias paroquiais ou no Centro Pastoral, mais informações no telefone 11 4469-2077.