Pastoral do Migrante realizou roda de conversa no Dia Mundial do Migrante e Refugiado

No dia 24 de setembro, sábado, a Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André, reuniu-se na Paróquia São José, matriz de Ribeirão Pires, para uma roda de conversa, tendo objetivo de refletir a Mensagem enviada pelo Papa Francisco, por ocasião da Celebração do 108º Dia Mundial do Migrante e Refugiado.

Estiverem presentes neste encontro os agentes de pastorais das quatro paróquias que contam com a Pastoral do Migrante hoje em nossa diocese: Paróquia Santo André Apóstolo (Região Santo André – Centro), Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem (Região SBC – Centro), Paróquia Sagrada Família (Região SBC – Anchieta),  contando também com novos agentes para articulação de  formação da pastoral na Região Mauá e São Caetano do Sul.

Logo na abertura, Padre Padre Pierre Dieucel, CS, assessor diocesano acolheu os  participantes e introduziu a temática, que na sequência foi motivada pela coordenadora diocesana Vanessa Siribeli, que ressaltou a importância de colocar o migrante no centro de nossas atividades pastorais, conforme afirma o Papa Francisco em sua carta, cujo tema deste ano, apresenta um desafio: “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”.

Em sua reflexão, o Santo Padre afirma que o Reino de Deus terá lugar entre nós quando todas as pessoas poderem viver com dignidade. “Ninguém deve ser excluído. O plano divino é essencialmente inclusivo e coloca, no centro, os habitantes das periferias existenciais. Entre estes, há muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano”.

O Papa ressalta que a “cidade futura” com que sonhamos, na qual viveremos em harmonia, será construída com a participação de todos. Inspirado na profecia de Isaías (Is 60,10- 11), que identifica os estrangeiros como “trabalhadores de boa vontade que reconstroem as muralhas da nova Jerusalém”, o Papa Francisco mostra que é possível compreender o fenômeno do deslocamento humano de modo positivo e esperançoso, reconhecendo no migrante e no refugiado um aliado que possui muito a oferecer ao processo de construção.

Dom Pedro Carlos Cipollini enviou uma mensagem a todos os presentes, não podendo estar presente, em decorrência da Visita Ad Limina, que aconteceu no Vaticano: “Venho até vocês para unir-me aos vossos trabalhos, esforços e esperanças. Diante do sofrimento e das aflições nós temos uma certeza: Jesus, o Filho de Deus, caminha conosco. Ele e seus pais tiveram que sair às pressas para se refugiarem no Egito. Passaram pelo medo, pela incerteza e pelas privações que acompanham a vida dos migrantes e imigrantes. A força da fé e a perseverança, porém, os animaram. “

Durante o encontro, os agentes reuniram-se em grupos para trabalhar o olhar cuidadoso e a escuta atenta para as necessidades dos migrantes, compartilhando com os demais os resultados obtidos neste trabalho em conjunto, você pode conferir alguns vídeos e fotos em nossa página do instagram e facebook da Pastoral do Migrante (@migrantediocesesa).

Ao término, todos participaram da Santa Missa, presidida pelo Padre Pierre, alimentados pela Santa Eucaristia, renovaram e fortaleceram o compromisso pastoral, ao lado dos  irmãos migrantes e refugiados.