Diocese de Santo André

Setembro, mês da Bíblia: A Palavra de Deus no Livro de Josué (Parte 1)

Desde o ano de 1971, a Igreja no Brasil celebra o mês de setembro com especial atenção à Palavra de Deus, com ênfase para o último domingo do mês, onde celebramos o Dia Nacional da Bíblia. Estas comemorações se justificam porque no dia 30 comemoramos São Jerônimo, santo do século IV que foi responsável pela tradução para o latim das Sagradas Escrituras. Assim, a CNBB busca animar as comunidades na leitura, na formação e na oração com a Palavra de Deus, fonte de encontro com o Senhor que ali se revela aos homens. A cada ano, alternam-se livros do Antigo e do Novo Testamento, para que os fiéis acolham os tesouros das Escrituras em sua completude.

O livro escolhido para este ano é o livro de Josué, o primeiro, na ordem da Bíblia Católica, dos chamados livros históricos. Josué, cujo nome significa “O SENHOR salva”, aparece como personagem já nos livros do Pentateuco, sendo escolhido por Moisés como seu sucessor (cf. Dt 34,9; Js 1,1-2) para continuar conduzindo o povo rumo à Terra Prometida. Deus exorta Josué a permanecer fiel para que ele e o povo escolhido possam bem habitar esta terra. Assim, logo no primeiro capítulo deste livro, encontramos o trecho que serve como inspiração para a reflexão deste mês: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9), motivação pertinente a todo o Povo de Deus, crescendo na confiança que Deus sempre caminha conosco, mesmo quando não percebemos.
Se Josué é continuador da missão de Moisés, podemos ver alguns paralelos entre os textos do Êxodo e o de Josué. Seja pelos preparativos da conquista, com seus paralelos no Pentateuco, pela travessia do Jordão (cf. Js 3,14-17) que faz alusões à passagem do Mar (cf. Ex 14, 15-31), pelo presença do maná (cf. Js 5,12), alimento dado por Deus para satisfazer a fome do povo no deserto (cf. Ex 16,14-16), ou ainda pela visão de Josué (cf. Js 5,13-15), recordando o episódio da Sarça ardente (cf. Ex 3,1-6), podemos notar que o texto sagrado nos auxilia a entender que Josué é o legítimo sucessor do libertador do povo de Israel.

CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA…
Gustavo Laureano Pinto, Seminarista Diocesano

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana