Paróquia São Benedito, em São Bernardo, celebra 15 anos de história

A Paróquia São Benedito – Bairro dos Casa – SBC (Região Anchieta) celebrou na segunda-feira, 10 de outubro, 15 anos de criação da paróquia pelo decreto diocesano no ano de 2007 assinado na época pelo hoje Bispo Emérito Dom Nelson Westrupp, SCJ.

A Capela Santo Antônio iniciou sua história com a família Casa. Luiz Casa trouxe uma imagem de Santo Antônio da Itália e junto com seus familiares construíram a Capela, inaugurada em 9 de junho de 1900 e tombada pelo COMPAHC-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), por lei municipal de 1984 e decreto de 1987.

História

Giovanni Casa, apesar de sua simplicidade inata e parcos recursos intelectuais, era dotado de inusitada força de vontade e invejável preocupação pelo próximo. Teve papel preponderante na alfabetização dos filhos de seus vizinhos, fazendo doação gratuita de uma de suas casas para nela funcionar a escola Mista do Bairro das colônias, de 1905 a 1933. Porém sua obra de notoriedade está ligada ao acontecimento de hoje, nesta igreja. Ele doou um terreno e nele fez construir, em 1893 a Capela de Santo Antônio de Pádua, no local onde hoje está construída a Igreja sede desta Paróquia de São Benedito.

No início da década de 30 do século passado aquela capela ruiu por causa de forte chuva e vendaval. Em 1936, Giovanni, noutra parte do terreno, erigiu nova Capela de Santo Antônio de Pádua, conhecida como Capela dos Casa, que ainda se conserva tombada e protegida pelos serviços do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Esta Capela foi o marco inicial do processo, histórico que culminou pela criação e instalação por instância da Cúria Diocesana de Santo André, desta nova Paróquia de São Benedito.

Há bastante tempo a comunidade católica desta localidade ansiava pela criação de uma paróquia no centro do Bairro dos Casa, especialmente com sede nesta igreja, onde a seu lado encontra-se a Capela de Santo Antônio de Pádua, por graça de ingente incansável trabalho de um grupo de fieis vê-se coroado com brilho os esforços de tantos. O Bispo Emérito, Dom Nelson Westrupp, decretou e instalação da Paróquia, designando como primeiro Pároco e pastor o Padre Jurandir Ribeiro (2007 a junho de 2016).

Na época o Pároco Padre Jurandir celebrava as missas somente na Paróquia São Benedito.

Reforma de 2015

Em 20 de julho de 2016, o segundo Pároco Pe. Antônio Fernandes Nascimento, nosso atual Pároco, celebrou sua primeira Missa na Paróquia São Benedito às 19h e com seu jeito simples afetuoso e cativante está nós evangelizando, onde trabalha arduamente para a concretização de todos os sonhos de Deus para esta comunidade.

No dia 29 de setembro de 2020, o Pároco Antônio Fernandes do Nascimento celebrou missa dando início às obras do Centro Pastoral São Benedito dos Casa, projeto este em andamento.

Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André visitou a Paróquia São Benedito há pouco tempo para inaugurar a Capela do Santíssimo, confira aqui.