Diocese de Santo André

Dom Pedro dedica Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires

No domingo, 9 de outubro, foi realizada a celebração eucarística da dedicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, concelebrada Padre Mário da Silva, IVE, pároco da paróquia.

O pároco falou sobre a alegria da comunidade, pois no dia 10 de outubro, celebrou-se um ano de sua instalação e dedicação do altar, agradeceu ao bispo por todo carinho dedicado à paróquia, e pelas visitas que vem realizando nas comunidades pertencentes à matriz paroquial.

Seguindo o rito de dedicação da paróquia, Dom Pedro aspergiu as paredes da igreja a fim de purificá-las, e o pároco aspergiu os fiéis ali presentes em sinal de penitência e em lembrança do Batismo, a solenidade possibilita aos fiéis ficarem mais enriquecidos na fé.

Seguindo a liturgia do dia, em sua homilia, o bispo diocesano falou sobre o rito de dedicação: “Hoje estamos dedicando essa igreja, que tem um rito próprio, estamos com as luzes apagadas, pois teremos a hora de acender, simbolizando que Cristo, luz do mundo está aqui. As paredes já aspergidas com a água benta, depois ungirei as doze cruzes que estão ao redor da parede, que na parte debaixo tem o desenho de um apóstolo, que foram enviados ao mundo para serem missionários e levar a fé. Depois iremos invocar os Santos de Deus para sempre intercederem por este lugar e por nós, diante de Cristo na eucaristia”.

Seguindo o rito, as preces foram elevadas a Deus com a Ladainha de Todos os Santos, e após a prece de dedicação, as doze pedras circulares com uma cruz ao centro que simbolizam os doze apóstolos, foram ungidas por Dom Pedro com o óleo do Crisma.

Após a incensação das paredes da igreja, as velas foram acesas e o altar iluminado, representando a luz de Cristo, que resplandece e conduz o povo à plenitude da verdade.

No final da santa missa, Padre Mário agradeceu novamente a presença do bispo, lembrou a todos sobre a Visita Ad Limina ao Papa Francisco, recordando também a presença de Dom Pedro no Tríduo dia 11 de outubro,  da comunidade Nossa Senhora Aparecida, ressaltando a alegria do povo em ter seu bispo celebrando com eles.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani