Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra missa pelos 185 anos das Irmãs da Providência

[vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]No dia 5 de outubro, a Congregação das Irmãs da Providência celebraram 185 anos da congregação no mundo, 95 anos no Brasil e 91 anos do colégio católico Externato Santo Antônio em São Caetano do Sul, com missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

A celebração aconteceu no teatro do colégio, contando com a presença das famílias dos alunos, colaboradores, educadores, benfeitores,  as Irmãs da Providência e as Irmãs de São Francisco de Sales, e diácono Renan Evangelista, que também é educador na instituição.

As irmãs da Providência e a Madre Provincial Simone Cremer, estavam emocionadas com a participação das famílias e alunos, pois representou a unidade em que a escola vive com sua história e os carismas de São Luís Scrosoppi, fundador da congregação.

Dom Pedro, bispo diocesano, em sua homilia fala sobre o santo fundador da congregação:

“Estamos reunidos aqui para agradecer a Deus, e por causa desse querido  santo, padre da igreja católica, São Luís Scrosoppi, que ouviu a palavra de Deus proclamada aqui, e palavra essa que tocou seu coração. E hoje a liturgia escolhida nos fala que Deus se agrada quando nós damos atenção aos pobres, e os socorremos nas suas necessidades. É neste inclinar-se misericordioso sobre a miséria do próximo, que nós podemos fazer uma experiência do amor de Deus”.

O bispo lembrou que São Luís Scrosoppi viu o que acontecia à sua volta, era a época das guerras napoleônicas que devastaram a Europa, deixando para trás a morte, fome, miséria, doença e muitos órfãos, crianças abandonadas à sua própria sorte. Comoveu-se, rezava e pedia luz de Deus para que fizesse algo para mudar o que estava acontecendo. Então começou a ajudar crianças pobres e miseráveis e dar a elas dignidade, não só comida, mas instrução, algo que somente as pessoas mais abastadas e ricas poderiam ter naquela época.

Falou também sobre a relação do santo com a fundação da Congregação das Irmãs da Providência, pois criou escolas para dar educação às crianças carentes e deixou as irmãs cuidando dessas instituições, tornando-se um benfeitor da humanidade. 

Dirigiu-se aos presentes, terminando sua homilia e citando a alegria em celebrar esse momento:

“Fico muito feliz de estar aqui, como bispo da nossa Diocese de Santo André, que abrange as sete cidades do Grande ABC. Porque logo no início da caminhada deste colégio, Dom Jorge Marcos de Oliveira, o primeiro bispo, sempre esteve presente aqui, e foi ele que abençoou a Capela do Externato,  uma presença incentivadora, portanto, bendigamos ao Senhor, por essas datas que estamos celebrando, na alegria da nossa fé e do nosso encontro.”

Ao final da missa a Madre Provincial Simone Cremer, agradeceu aos presentes: “ É bonito ver numa comunidade que celebra com alegria o fundador. Mas é muito mais significativo porque vocês fizeram parte dessa festa, dessa comunidade, formando uma comunidade educativa. E o nosso sonho é que cada vez mais nos aproximemos dessas famílias e nos tornemos nessa difícil missão de educar. Então estamos aqui para somar.”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid grid_id=”vc_gid:1665202630874-5653037e-57b6-4″ include=”70079,70077,70076,70075,70074″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José