Diáconos permanentes realizam retiro anual em Mogi das Cruzes

O Retiro Anual dos Diáconos Permanentes da Diocese de Santo André foi realizado entre os dias 28 e 30 de outubro de 2022, com pregação do administrador da Paróquia Santa Teresinha (Região São Bernardo Centro), Pe. Rafael Capelato, na Casa de Retiro Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP).

O tema do proposto para o retiro foi a Santíssima Trindade e a programação teve início na noite de sexta com a reflexão: “Um mergulho no amor Trinitário”; na manhã do sábado, os diáconos participaram da Santa Missa e mais momentos formativos sobre a Trindade e a vida diaconal. A cada reflexão experimentada os participantes realizavam uma leitura orante e meditação para interiorizar cada momento. A noite de sábado foi encerrada com a meditação do terço. Já no domingo de manhã o dia iniciou-se com a Oração das Laudes e uma reflexão sobre Nossa Senhora e a Santíssima Trindade e na sequência a partilha dos participantes sobre a experiência vivenciada por cada um nesse período tão rico em espiritualidade.

A seguir Dom Pedro presidiu a Eucaristia e ressaltou importância dos trabalhos realizados pelos diáconos na nossa diocese, que devem ser como tratava o Evangelho, misericordiosos com o povo de Deus, de modo especial dirigiu uma palavra ao grupo dos 16 diáconos que foram ordenados em dezembro de 2021 para que continuem animados e motivados, para que não “percam o gás”. Finalizou pedindo a todos que acolham o candidato ao diaconato permanente Danton, que também participou do retiro e será ordenado no próximo ano. Após a missa o retiro foi encerrado com o almoço.

O Diácono Haroldo falou sobre a experiência do retiro: “Para mim foi uma experiência ímpar, pois essa foi a primeira vez que me retirei como um diácono, pela ordenação ser recente, pude descansar em Deus e meditar o mistério do amor trinitário, e encontrar  minhas fraquezas e limitações. A escolha do pregador do encontro, que com todo carinho preparou esse fim de semana, fez toda a diferença. Só tenho a agradecer por esse momento”.

Texto colaborativo: Diácono Luciano José e candidato ao diaconato Danton Dallas