Logo após Padre Francinaldo assumir como pároco a Paróquia Santa Maria, em São Bernardo do Campo, Dom Pedro Carlos Cipollini empossou Padre Vagner Franzini como pároco na Paróquia São José Operário, em Santo André.
Muitos rostos já vistos bem cedo no Demarchi, se reencontraram para a santa missa em Santo André. Em demonstração de amor e unidade, os paroquianos de ambas comunidades paroquiais uniram-se para celebrar os novos párocos e se despedir.
Na celebração da Eucaristia estiveram presentes Pe. Giacomo Pellin (Catedral Nossa Senhora do Carmo), Padre Inácio (Paróquia São João Batista, em Mauá) e o chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves.
Dom Pedro explicou aos presentes sobre o rito de posse canônica, e diante do bispo, Padre Vagner professou a sua fé, seguindo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica, e recebeu o Livro dos Evangelhos, para a Proclamação da Palavra.
O bispo diocesano falou sobre o novo Tempo litúrgico: “Ouvimos a Palavra de Deus e para nós é luz para nossos caminhos, fonte de vida espiritual cristã, não existe Palavra mais importante do que a que está nas Escrituras. E hoje iniciamos um novo ano litúrgico em preparação para o Natal, e estamos nos preparando para celebrar este mistério profundo do amor de Deus. Advento quer dizer tempo da espera, não de uma espera como alguém que espera um ônibus ou algo assim, mas como alguém que espera de uma forma ativa, dinâmica. Por isso Ele quer preparar você para estar com Ele para sempre, através de uma vida de amor verdadeiro, um amor capaz de dar sentido à tua vida para que ela não seja inútil, desesperada quando chegar a hora da vinda do Senhor. Para isso existe a comunidade, que é o local onde nós caminhamos na fé, na preparação da vinda do Senhor. Temos essa possibilidade de caminhar juntos no seguimento de Jesus, nos preparando assim cada dia mais para esses encontros com Ele. No momento presente e no final da nossa vida e no final da história toda”, ressaltou Dom Pedro.
Finalizando a homilia, falou sobre a acolhida ao novo pároco: “Hoje essa comunidade paroquial recebe um novo pároco, louvando a Deus pelo Padre Francinaldo, que aqui trabalhou e que já assumiu a paróquia hoje cedo, e bendizendo a Deus pelo Padre Vagner, que está chegando. Na comunidade encontramos o que Jesus é, que está presente na Palavra Proclamada, na Eucaristia celebrada, no amor vivido entre vocês e na pessoa do padre que é o sacramento, a imagem do Bom Pastor e precisa de fé para acreditar tudo isso.”
Seguindo o rito de posse canônica, o pároco renovou as promessas realizadas no dia de sua ordenação, e recebeu das mãos de Dom Pedro a chave do sacrário, chaves da igreja, jarra batismal e a estola roxa, símbolos que representam o caminhar do presbítero na comunidade em que é empossado.
Assim como aconteceu na Paróquia Santa Maria, onde a comunidade São José Operário despediu-se de seu pároco anterior com uma mensagem, a comunidade Santa Maria também se despediu do Padre Vagner, sendo então acolhido em sua nova missão com a mensagem dos paroquianos: “Hoje é um dia especial para todos nós da Paróquia São José Operário, dia de acolher com muita alegria o nosso novo pastor. Seja bem vindo à nossa comunidade,pois inicia uma nova caminhada, que nós possamos caminhar juntos em comunhão com o Reino de Deus.”
O novo pároco também direcionou-se à comunidade que o acolheu lendo uma mensagem: “Hoje a comunidade me acolhe como o novo padre! O que é ser padre? É ser pai! Venho para ser o pai da comunidade, para exercer essa paternidade alicerçada na Palavra de Deus, principalmente nos ensinamentos de Cristo e em comunhão com a Igreja. O padre é aquele que fala de Deus, ensina as coisas de Deus, ensina o caminho de Deus… É o que tem intimidade com Deus! E justamente nesse sentido que venho exercer o ministério aqui nesta paróquia: na bondade, no amor, na acolhida, na fraternidade, na honestidade. Peço a Deus que seu Espírito me fortaleça e conduza nessa missão. Quero Agradecer a Dom Pedro, bispo da nossa diocese, pela confiança em minha pessoa, espero corresponder ao chamado que a Igreja diocesana me faz, peço que o senhor reze sempre por mim. Que Deus o fortaleça na missão de conduzir nossa diocese.”