Diocese de Santo André

VI Dia Mundial dos Pobres é marcado por amor ao próximo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André realizou no domingo, 13 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres, nas sete cidades do Grande ABC, contemplando o povo de rua e famílias assistidas pelas pastorais sociais das paróquias.

Cada região pastoral organizou a forma de atendimento, as atividades foram divididas entre as paróquias, desde o preparo das refeições, doações e atendimento aos que procuraram as comunidades escolhidas para acolhê-los.

As pessoas em situação de rua e famílias carentes receberam café da manhã, almoço e foram contemplados com diversos serviços como atendimento médico, testes de glicemia, odontológico, oftalmologista, psicológico, nutricional e jurídico; assistência social, entre outros profissionais; banho, cortes de cabelo, barba e unha; recreação, espaço kids, brincadeiras e música; momentos de espiritualidade e oração.

Padre Ryan Matthew Holke, MIPK, Vigário Episcopal para Caridade Social, percorreu as sete cidades, conversando com os leigos que se doaram ao próximo e falou sobre a realização deste dia dedicado ao pobres: “Um dia muito especial para nós, estamos na sexta edição do Dia Mundial dos Pobres, sendo marcado com grande manifestação de amor e caridade. Todas as nossas regiões pastorais vivenciaram o mutirão de atendimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Quero agradecer a todos vocês que através da sua doação, do seu tempo e da oração por tudo que fizeram no dia de hoje. Para nós da Diocese de Santo André a caridade significa amor”

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de nossa diocese, enviou uma mensagem a todos que atuaram para que o Dia Mundial dos Pobres, como estava participando do 18° Congresso Eucarístico Nacional em Recife, Pernambuco:

“Prezado Padre Ryan,  Vigário Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André

Paz e bênçãos de Deus!

Na sua pessoa venho agradecer o esforço de tantos padres, diáconos, agentes de pastorais de nossas paróquias e os muitos leigos envolvidos na bela ação pastoral caritativa do Dia Mundial dos Pobres em nossa diocese, ocorrida ontem, domingo.

Deus seja louvado porque tudo é graça. Fui acompanhando daqui, foi maravilhoso.

O esforço empreendido por todos no atendimento de mais de mil pobres e moradores de rua, para que tivessem um dia de paz foi gratificante. De uma pequena semente no início, graças ao impulso do Vicariato e dos diáconos permanentes e dos muitos  leigos comprometidos com o Evangelho, este dia se tornou um testemunho de amor a Cristo no pobre: “tudo o que fizerdes a um destes pequenos é a mesma m que o fazeis”!

Graças a Deus nossa Igreja está viva, nossas comunidades estão de coração aberto para amar e servir,  para partilhar e evangelizar amando de coração misericordioso e santo.

Prezado Padre Ryan, prezados irmãos e irmãs padres e diáconos e demais irmãos e irmãs envolvidos neste dia mundial dos pobres, daqui de Recife onde participo do Congresso Eucarístico,  que tem como tema: “Pão em todas as mesas”, envio uma benção e um grande abraço. Parabéns pela generosidade.

Do coração de pai e pastor desta Igreja bendigo a Deus e vos abençoo a todos!”

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid element_width=”2″ grid_id=”vc_gid:1668718197178-9808febb-e955-2″ include=”70763,70764,70765,70766,70767,70768,70769,70770,70771,70772,70773,70774,70775,70776,70777,70778,70779,70780,70760″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja