VISITA CANÔNICA DO SUPERIOR GERAL DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS – SCALABRINIANOS NO ABC

No último dia 08 de dezembro, o Superior Geral dos Missionários Scalabrinianos, Pe. Leonir Chiarello e seu Vigário Pe. Gianni Borin estiveram em visita canônica à comunidade religiosa e paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem em São Bernardo do Campo, e no dia 12 de dezembro completaram essa atividade visitando o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, o Centro de Apoio ao Migrante em Utinga, a residência religiosa de Ribeirão Pires e a Paróquia de São José na mesma cidade.

O mandato como Direção Geral é por seis anos, neste tempo o Superior Geral da Congregação Scalabriniana deve reservar uma visita a todas as missões scalabrinianas presentes nos 34 países. A visita é constituída por um diálogo fraterno com os missionários scalabrinianos, com o povo que eles servem e com o bispo que os acolhe na Diocese. Na Diocese de Santo André a última visita canônica realizada pela congregação foi há quase 10 anos.

A visita ao nosso bispo, Dom Pedro, foi marcada pelo reconhecimento de ambas as partes pela presença significativa e centenária dos missionários scalabrinianos na Diocese de Santo André. Atualmente, a diocese conta com três missionários scalabrinianos: Pe. Alejandro Cifuentes, Pe. Carlos Barbosa, que fazem seu serviço missionário na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo e Pe. Pierre Dieucel, que atua na Paróquia São José em Ribeirão Pires e Centro de Apoio ao Migrante em Santo André.

Padre Carlos falou sobre a acolhida do bispo diocesano aos padres carlistas: “Acolhemos com alegria e ânimo o incentivo do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini para darmos mais ênfase ao nosso carisma scalabriniano, no serviço apostólico aos migrantes presentes na Diocese de Santo André, aumentando a presença de missionários que se dedique além do ofício paroquial, a também formar um pólo missionário para atender às diversas necessidades que a migração traz para o ABC e Região.”
“A visita canônica foi uma oportunidade para renovarmos nosso servir scalabriniano em comunhão com a nossa congregação, que nos envia em missão e a diocese que nos acolhe, para construirmos o Reino de Deus, em particular entre os migrantes”.
No final da visita, os Superiores presentearam Dom Pedro Carlos Cipollini com uma bela estola da canonização de São João Batista Scalabrini.