Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, na quinta-feira, 1º de dezembro, celebrou a Santa Missa de entrega aos novos dirigentes do Encontro de Casais com Cristo (ECC) das sete cidades do Grande ABCD.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Caetano do Sul, cujo pároco é o Padre Luis Francisco, que também é diretor espiritual do ECC Diocesano, estava cheia dos casais que seriam enviados à missão no ano de 2023.
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias, procurando construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.
Dom Pedro acolheu a todos os padres presentes e as famílias, falou em sua homília sobre a presença do amor de Deus nas famílias: “O sacramento do matrimônio confere aos cristãos uma missão maravilhosa, não só de viver o amor, mas de testemunhar o amor de Deus. Mostrando que é possível ser no mundo uma imagem do amor trinitário, comunitário que é o próprio Deus.”
“Esse Deus ao fazer-se homem, quis realizar o seu projeto a partir de uma família, a Família de Nazaré. Deus prova assim, no mistério da encarnação de Jesus que é o autor da família, sendo um projeto de Deus, e convidou vocês para viverem esse projeto, que é um sinal de amor de Deus”, refletiu o bispo diocesano.
Dom Pedro relembrou a experiência vivida enquanto padre com o encontro de casais, pois sempre ajudou muito nas paróquias por onde passou, tendo a missão de ajudar a família em ser comunidade de vida no amor, inserindo os casais na vida na comunidade.
O ECC nasceu da inquietude de um sacerdote, Padre Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária. Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo, sendo idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias.
Ao final da celebração, o casal diocesano, Wilian e Jane junto ao Padre Luis, agradeceu os casais que terminam neste ano sua dirigência, e acolheram os que assumem a nova missão: “Aos casais que encerram o ciclo este ano como dirigentes, agradecemos pela acolhida e carinho que recebemos de todas as paróquias por onde passamos. A felicidade e agradecimento ainda maior pelas famílias que foram acolhidas pelos encontros que foram realizados. E aos que estão chegando, desejamos paz e harmonia para suas equipes. Perseverança e fé, que em Deus nosso senhor tudo podemos. Que Deus possa retribuir com imensas graças a todos”.