Na tarde do dia 14 de dezembro, as três casas de formação do Seminário Diocesano de nossa diocese estiveram reunidas na Capela São Francisco de Assis, da Paróquia Maria Mãe dos Pobres, em Diadema, para realizar um momento formativo em preparação das Missões dos Seminaristas, que acontecerão de 28 janeiro a 05 de fevereiro de 2023.
Junto com Dom Pedro, nosso bispo diocesano, estiveram presentes os padres: Padre Jorge Luis Gomes Bonfim (vigário da Paróquia Maria Mãe dos Pobres), Padre Vinícius Ferreira Afonso (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças), Padre Clayton Ramos Costa (pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes), Padre Hamilton Gomes do Nascimento (pároco da Paróquia Cristo Rei e reitor da casa de filosofia), Padre George Fernandes Jesuraj, SVD (pároco da Paróquia Santo Arnaldo Janssen e coordenador regional), Padre Rudnei Sertorio (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Santo André Leste e reitor da casa de teologia), Padre Camilo (secretário episcopal e diretor espiritual da casa propedêutica), bem como uma representação do CRP, com a leiga Risocleide Matos.
A formação foi conduzida pelo Padre Hamilton, que apresentou um pouco da história da Cidade de Diadema, território que receberá as missões. Contando um pouco sobre sua trajetória, de seus dados populacionais e suas características urbanas, os seminaristas puderam conhecem melhor a terra missionária em que estarão inseridos.
Um dos momentos da formação foi a partilha sobre as realidades eclesiais das 10 paróquias presentes na cidade. Os padres presentes puderam detalhar como as suas paróquias estão organizadas, quais suas capelas e principais potencialidades, momento importante, já que todas as paróquias receberão as visitas dos seminaristas e o conhecimento destas realidades é essencial para a fecundidade da missão. Os leigos são atuantes e participativos, seja na realidade paroquial, seja na realidade regional, colaborando para que a região esteja cada vez mais integrada com a caminhada pastoral diocesana.
Dom Pedro, em uma de suas falas, ressaltou a importância da realização da semana missionária para a formação presbiteral, já que o missionário faz a experiência de esvaziar-se de si para encontrar com os outros, na gratuidade que brota do próprio Evangelho. Na missão, o seminarista tem a oportunidade de acolher a todos, bem como ser um sinal da presença e da benção de Deus nas diversas realidades de nossas comunidades.
*Escrito pelo Seminarista Gustavo Laureano