Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra Solenidade da Mãe de Deus na catedral diocesana

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Completando a oitava do Natal, no primeiro dia do ano de 2023, dia 01(domingo), Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, celebrou a solenidade da Santa Mãe de Deus na catedral diocesana.

A Santa Missa foi concelebrada pelo vigário geral da Diocese de Santo André e pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Padre Joel Nery. 

Dom Pedro em sua homilia falou sobre celebrar o primeiro dia do ano: “Viemos para receber a graça de Deus que nos vem através de Jesus, Pão da Palavra que se faz, Pão da Eucaristia, e é muito bonito que vocês não tenham se esquecido neste dia de se reunir, porque, como igreja, como batizados, nós temos esse compromisso com Jesus de nos reunir.”

Refletindo a liturgia do dia, o bispo diocesano falou sobre simplicidade: “A Palavra nos ensina que se nós não nos fizermos também pobres, simples, humildes, não seremos capazes de acolher Jesus. Os pastores foram os primeiros cristãos junto com Maria e José. Acolher Jesus que vem, e Jesus vem através de Maria. A Igreja coloca nesse dia de hoje a figura de Maria, a Mãe de Deus. E ela foi muito importante no plano de Deus de salvar a humanidade, mandando o seu Filho, porque o seu Filho nasceu de uma mulher.”

“Ele nasceu de Maria, daí a grandeza dessa Mulher que é única. Não vai precisar de outra mãe para o Salvador, porque ele já veio. Então, Maria é a imagem de quem acolhe a palavra do anjo que medita no seu coração, que cuida daquela criança que amamenta, mas também que depois de mãe, passa a ser discípula, acolhendo a Palavra. Jesus nasceu em Belém como uma criança que não sabe falar a Palavra de Deus”, destacou Dom Pedro.

O bispo reforçou a importância de Maria na educação de Jesus e de como foi discípula fiel acolhendo a Palavra, lembrando que também é necessário que acolhamos a Palavra de Jesus e amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo. 

Dom Pedro falou Dia Mundial da Paz, data celebrada no dia 1 de janeiro:

“Hoje é dia da paz! Nessa oração da bênção da primeira leitura, ela termina dizendo que o Senhor te dê a paz e os anjos. Quando Jesus nasce, eles dizem Glória a Deus nas alturas, paz na terra  aos homens de boa vontade, amados por Deus. Então, a paz é o próprio Jesus, é a nossa paz. Nossa sociedade precisa de paz. A paz brota de um coração que descobriu o dinamismo do amor de Deus. Os violentos são as almas penadas que não entraram ainda no dinamismo do amor de Deus. A violência não é de Deus, as guerras não são de Deus.  Então é preciso, para ter paz, que tenha amor nos corações, esse amor capaz de partilhar, de olhar e sorrir, de acolher, de ajudar, de respeitar.”

Os cerimoniários da catedral diocesana no final da celebração entoaram um lindo hino antigo em latim, o Veni Creator Spiritus, que invoca o Espírito Santo que é luz, e então Dom Pedro convidou aos presentes para que todos invocassem juntos em português a presença do Espírito Santo.

Você pode assistir a celebração transmitida pelas mídias diocesanas clicando aqui.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid grid_id=”vc_gid:1673031723517-2302751a-9e10-6″ include=”71369,71370,71371,71372,71373,71374,71375″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO