“150 anos da Congregação Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados”

Ação de Graças pelos 150 anos da Congregação Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados

No dia 27 janeiro, às 7h30, na Capela do Lar Nossa Senhora das Mercês, em São Caetano do Sul, Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, presidiu a missa em ação de graças pelos 150 anos da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Estiveram presentes concelebrando com o Sr. Bispo: Pe. Gino Sorgon, C.O., Capelão no Lar, Pe. Nelson Roselli Filho, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em São Caetano do Sul, Pe. Paulo Borges Morais, CSS, Pároco da Paróquia Sagrada Família, em São Caetano do Sul, Pe. Fabiano Felício da Silva, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Cruz, em Santo André e o padre Emérito David Vantroba.

Santa Teresa de Jesus Jornet

A nove de Janeiro de 1843, enquanto os sinos da igreja Paroquial de Aytona soavam o toque do meio-dia, vinha ao mundo Teresa de Jesus Jornet e Ibars. Seus pais, conhecidos no povoado por seus proverbiais atos de fé e caridade, souberam transmitir a Teresa essas mesmas virtudes. Assim, inspirada pela graça divina, nunca duvidou em seguir as pegadas de Cristo, demonstrando sempre grande amor pelos pobres abandonados.

Como mostra desse amor, fundou e regeu por quase cinco anos, um instituto religioso de irmãzinhas, que se entregam ao cuidado dos anciãos abandonados, procurando-lhes os auxílios para o corpo e para o espírito. Trabalhou pela congregação até o final dos seus dias, propagando-a por terras da Espanha e da América, dando as suas filhas e a todos magnífico exemplo de simplicidade, caridade e serviço evangélico.

Em 26 de agosto de 1897 Teresa de Jesus Jornet e Ibars deixou este mundo, a Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados contavam com 103 casas para acolher os velhinhos desamparados. Santa Teresa de Jesus Jornet foi canonizada pelo Papa Paulo VI, em Roma, no dia 27 de janeiro de 1974.