Diocese de Santo André

Reformulação das Atividades da Associação Lar Menino Jesus

A Associação Lar Menino Jesus é uma das instituições caritativas mais antigas da Diocese de Santo André. Foi fundada por iniciativa do saudoso Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro Bispo da Diocese de Santo André, atendendo aos apelos sociais de seu tempo. Ela foi mantida até hoje com o empenho e dedicação de muitas pessoas ao longo dos anos. Sempre foi de grande importância no acolhimento e assistência às crianças carentes da região do Grande ABC. Desde que foi fundada em 28 de fevereiro de 1956, tem como missão o cuidado, defesa, desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.

Para cumprir esta missão a Associação Lar Menino Jesus, sempre atenta e, à escuta das necessidades que nasciam da realidade de cada momento, de cada época vivida, já teve diversas Unidades Executoras, com modalidades de serviços diferenciados, para atender concretamente a cada necessidade, tais como: Internato Feminino e Masculino; Casa de Triagem; Casa de atendimento à mãe menor solteira; e Centros Sociais e Comunitários por diversos bairros do Grande ABC. O Centro Comunitário Dom Jorge, que foi fundado em fevereiro de 1972, no Parque João Ramalho, em Santo André, atualmente é a única unidade executora da missão da Associação.

Seguindo o seu caminho, no momento, as atividades desenvolvidas pela Associação está passando por uma reformulação para atender às necessidades dos tempos atuais. O que está acontecendo é o encerramento, neste ano de 2023, do convênio que existia entre a Associação e a Prefeitura do Município de Santo André, através da Secretaria de Assistência Social, para a realização de atividades com crianças/adolescente no Centro Comunitário Dom Jorge Marcos, no Parque João Ramalho, em Santo André. Entre outros, o principal motivo é que a verba pública, garantida por tal convênio, não era suficiente para a realização das atividades conforme elas eram realizadas.

Nos últimos tempos, havia um déficit de aproximadamente 25 mil reais mensais, o que antigamente era suprido por doações realizadas por benévolos benfeitores. Como essas doações praticamente acabaram, tornou-se insustentável manter as atividades da forma como eram realizadas. Assim, chegou-se ao consenso de que a única alternativa era a paralisação do convênio com a prefeitura, para que sejam reformuladas as atividades desempenhadas pela Associação Lar Menino Jesus.

Portanto, neste ano de 2023 serão efetivadas as alternativas que estão sendo elaboradas, juntamente com o Vicariato Episcopal da Caridade Social, organismo diocesano articulador de todas as Pastorais, Movimentos e Instituições Eclesiais que atuam na Diocese de Santo André, na área social. A busca é por alternativas que atendam às atuais necessidades, levando em conta as nossas possibilidades.

Ressaltamos ainda que, desde a sua fundação, não é a primeira vez que Associação altera as atividades desempenhadas para se adequar às realidades e necessidades de cada tempo. Ou seja, não está ocorrendo o encerramento da Associação, mas a sua reformulação, para que suas atividades sejam viáveis e adequadas à realidade social e eclesial.

Quanto às aproximadamente 90 crianças/adolescentes que participavam das atividades desenvolvidas pelo Centro Comunitário Dom Jorge, foram encaminhadas pela Secretaria de Assistência Social para outras entidades na mesma região.

A Associação Lar Menino Jesus continuará existindo após essa reformulação em curso, como foi programada nos últimos anos, mas devido à Pandemia da Covid 19, apenas agora está sendo possível ser executada. Ajude-nos o Deus Menino, sob a intercessão de Nossa Senhora do Carmo e Santo André Apóstolo, padroeiro diocesano.

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui