Diocese de Santo André

Seminarista Douglas Colácio será ordenado diácono transitório em fevereiro

A Diocese de Santo André, através da imposição das mãos de seu bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, ordenará o Seminarista Douglas Colácio, diácono transitório.

Convidamos a todos os fiéis da Diocese de Santo André a se unirem em oração pelo futuro diácono, para que seja firme na caminhada de Cristo e que possa ser sal e luz na vida do próximo.

Local: Catedral Nossa Senhora do Carmo – Praça do Carmo s/n° , Santo André

Dia: 11 de Fevereiro de 2023

Horário: 9h

Para conhecermos mais a história do Seminarista Douglas, o convidamos para nos contar sua história.

“A Alegria em servir”

“Olá, meus irmãos e irmãs, diocesanos e diocesanas de nossa Igreja Particular de Santo André, no próximo dia 11 de fevereiro, nossa Diocese ganhará um novo diácono, ordenado em vista do presbiterado. Terei a alegria de servir como diácono a essa Igreja que me acolheu como filho no dia 26 de janeiro de 1997, quando foi meu batismo; e também me chamou a comunhão e me confirmou como discípulo missionário no dia 23 de maio de 2010, quando fui crismado e recebi a primeira comunhão.

Lembro-me de quando ainda pequeno, por volta dos nove anos, frequentava as missas na Capela Nossa Senhora Aparecida de Ouro Fino, pertencente à paróquia Santa Luzia, de Ribeirão Pires, e falava para a minha mãe que queria ser padre. No princípio, ela não me levou a sério, achou que era coisa passageira, mas para mim, participar da Santa Missa era algo extremamente sublime, tanto que comecei a brincar de celebrar a missa, usando uma taça de plástico, suco de uva e bolachas. Desse modo iniciou o meu chamado que se reforçava quando minha família ia até Aparecida, onde, contemplando aquela Basílica e sentido a presença amorosa de Deus e de Nossa Senhora, me faziam sentir que meu caminho era o sacerdócio.

Nem sempre perseverei nesse sonho. Me afastei da Igreja por um tempo, cursei faculdade de história e fui professor, mas o desejo de ser padre nunca me abandonou. Depois da minha Confirmação, fui catequista, cerimoniário e leitor, além de participar do grupo de jovens e do grupo de oração, até que, em 2014, tomei a decisão de ingressar no Seminário Diocesano de Santo André. Isso ocorreu durante um retiro de coroinhas e cerimoniários, quando li um trecho da Carta de São Paulo aos Filipenses, que dizia: “Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. Tendes entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,3-5). Esse texto, que nos convida a seguir o exemplo de Jesus, chamou-me a configurar-me ao Cristo, no serviço à Igreja.

Tendo percorrido esses oito anos no Seminário Diocesano e conversado com nosso bispo, Dom Pedro, convido todos vocês para este momento especial, no qual serei ordenado diácono transitório. Recordo as palavras do Senhor a Josué, antes de entrar na Terra Prometida: “Isto é uma ordem: sê forte e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer lugar para onde fores” (Js 1,9). Agora avanço para as águas mais profundas, que a alegria do Senhor nos fortaleça nessa missão.”

Douglas Colácio, Seminarista da Diocese de Santo André

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba