Membros do COMIDI são enviados à missão

Na missa de encerramento das Missões dos Seminaristas, 5 de fevereiro, Dom Pedro Carlos Cipollini enviou os membros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), que tem como assessor Padre Jorge Luis.

A celebração aconteceu na Paróquia Imaculada Conceição, e em sua homilia, o bispo diocesano destacou a liturgia do dia com a missão de todos os batizados:

“Agradecemos todos os que estiveram envolvidos apoiando, ajudando, participando da Missão dos Seminaristas nesta cidade, e esta Palavra de Deus nos reforça na direção da missão, a Igreja é missionária por sua natureza, Jesus, o missionário do Pai. Ele vem do Pai até nós e Ele nos envia também como missionários neste mundo: “Vós sois o sal da terra”, e Jesus usa essa imagem do sal para caracterizar a nossa missão, a missão de estar no mundo servindo o serviço como esse sal que dá gosto, que preserva aliança, que não deixa corromper a humanidade.”

“Se não é esta presença missionária, essa presença fraterna dos cristãos, das cristãs, dos que acreditam em Jesus, o mundo se perde na violência, no ódio e se afasta de Deus. Vós sois o sal da terra. Não deixa a humanidade perecer, porque não recebe a salvação. O sal possibilita que a salvação seja acolhida, recebida, vivida pelas pessoas, e a Igreja tem esta função de ser servidora da humanidade. Assim como esse sal está presente, dando gosto, dando sabor, servindo, recordando a aliança de Deus com a humanidade, preservando do mal. Que missão maravilhosa! Cada um aqui que foi batizado recebe a missão de ser sal da terra e luz também Jesus usa esta comparação com a Luz do mundo, ela é para os outros, ela não é para si, indo em direção dos outros. Vós sois a luz do mundo na escuridão do mundo. Cada cristão sendo uma luz, ilumina, marca, presença daquele que disse: “Eu sou a luz de Jesus, a luz verdadeira que ilumina todos os homens”. Nós temos essa missão de continuar a missão de Jesus. Ser sal, ser luz é uma grande missão. Que o Senhor nos fortaleça, que a Sua Palavra que ouvimos e acabamos de meditar e refletir possa nos fortalecer cada dia mais, principalmente os nossos irmãos seminaristas, que nesses dias de  missão de ser sal e luz,  acolham no coração tudo aquilo que o Espírito Santo quis dizer a eles nas experiências pelas quais passaram, para que eles se sintam fortalecidos para dizer como Jesus “Eis que estou aqui e o Pai envia me””, motivou Dom Pedro.

Padre Jorge no final da celebração, convidou todos os membros do COMIDI para se colocarem à frente do altar, e assim serem enviados aos trabalhos missionários:

“Como Dom Pedro nos recordava na sua homilia de que a Igreja é missão, então, fazendo a experiência junto com os nossos seminaristas, nós queremos  como Conselho Missionário Diocesano, sermos enviados por esta prorrogação do oitavo Plano Diocesano de Pastoral.”

O bispo diocesano ao enviar os membros, lembrou das duas premissas do Sínodo Diocesano: acolhida e missão, e pediu que se mantenham firmes na missionaridade de nossa diocese, terminando o envio fazendo o Sinal da Cruz na testa dos membros.

Foi apresentada também a nova identidade diocesana do COMIDI, e o assessor diocesano explicou as simbologias presentes no logotipo:

“Os sinais que ressaltam a nossa identidade. A nossa cruz de Santo André também estava presente na camiseta que os nossos seminaristas utilizaram ao longo desta semana da Cruz. Da cruz sai os ramos, na qual nós desejamos nos direcionar para sermos uma Igreja que vive em estado permanente de saída. E o mapa ao fundo são as sete cidades do Grande ABC. Antigamente nós dizíamos que cada cidade possuía uma cor missionária, mas hoje, na pluralidade, na diversidade de carismas que nós somos, todos nós temos um pouquinho de cada dimensão missionária também, por isso as cores se misturam. Que Deus abençoe, que nós possamos estar juntos, saindo nessa igreja em saída, que deseja viver o sonho missionário de chegar a todos.”