Padre Rafael Capelato celebra 20 anos de sacerdócio

Padre Rafael Capelato nasceu no dia 4 de outubro de 1977, na cidade de Valinhos (SP). Ingressou no ano de 1996, no Seminário Imaculada, na Arquidiocese de Campinas. Foi ordenado diácono transitório no dia 16 de agosto de 2002 e presbítero no dia 14 de fevereiro de 2003, ambas ordenações na Catedral Metropolitana de Campinas pela imposição das mãos do bispo Dom Gilberto Pereira Lopes (arcebispo emérito de Campinas).

Em sua caminhada sacerdotal, Pe. Rafael atuou nas seguintes paróquias: pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade Vinhedo (SP); depois foi transferido para a Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas (SP); estudou durante cinco anos em Roma, na Itália; retornou ao Brasil, onde assumiu a função de pároco na Catedral Metropolitana de Campinas (Nossa Senhora da Conceição), onde permaneceu até setembro de 2021; no dia 30 de janeiro de 2022 assumiu como administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha, em São Bernardo (SP).

Na Arquidiocese de Campinas, Pe. Rafael atuou entre os anos de 2016 e 2018 como vigário geral e também leciona a disciplina História da Igreja na PUC (Pontifícia Universidade Católica).

Seu lema é: “O Senhor me dirige” (“Dominus Regit Me”), que também foi de Dom (João Batista Corrêa) Nery (1863-1920), primeiro bispo de Campinas, a vocação ao sacerdócio começou a surgir desde os primeiros passos na sua comunidade de origem, a Paróquia São Sebastião, em Valinhos (SP). ”

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini na posse do Padre Rafael Capelato, na Paróquia Santa Teresinha, em São bernardo do Campo, que aconteceu em janeiro de 2022, contou que lecionou para o padre quando estudava Teologia no seminário.