Diocese de Santo André

Primeira reunião do clero destaca atividades de 2023

A primeira reunião de 2023 do clero da Diocese de Santo André, aconteceu no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, na Paróquia São Judas Tadeu, na Região Pastoral Santo André Centro.

Os presentes foram acolhidos pela manhã por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, seguindo para a oração inicial e leitura da ata da reunião anterior, realizada pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves.

Dom Pedro orientou o clero sobre os aspectos práticos da vida litúrgica da diocese, relembrando a importância do Diretório de Liturgia lançado em 2018, que trouxe unidade nas celebrações, emitiu também a Circular n°03/2023, que recorda alguns tópicos importantes da vida litúrgica de nossa Igreja Particular de Santo André, pois “toda celebração litúrgica é obra de Cristo sacerdote e de seu Corpo, que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja” (SC 7).

Padre José Aparecido Cassiano, coordenador da Pastoral Presbiteral, informou a data da formação permanente e do retiro do clero deste ano, frisando a importância de estarem unidos nesses dois momentos.

Trazendo em pauta a vida pastoral diocesana, o Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves, enfatizou as ênfases do 8° Plano diocesano de Pastoral, e as formações que aconteceram nos Conselhos Regionais de Pastoral no próximo mês, informou sobre o livro “Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias”, fruto  da I Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Padre Ryan Holke, MIPK, Vigário Episcopal para Caridade Social, remeteu os trabalhos a serem realizados ao longo deste ano, dando início com a Campanha da Fraternidade, que traz um tema relevante, o combate à fome, e a atuação do Serviço de Fraternidade e Partilha, assessorada pelo Padre Claudio Tafarello e a coordenadora diocesana Renata Batista Moreira, trará como luz, a Quaresma Solidária. No final da reunião, foram também ressaltados datas importantes do calendário diocesano, o preparo para o Jubileu dos 70 anos da Diocese, a participação dos agentes na Miniassembleia Pastoral da Pessoa Idosa, que acontecerá no dia 4 de março, e a atuação da Pastoral Carcerária e da Saúde nas sete cidades do Grande Abc.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO