O incansável Padre Carlito nos 60 anos de sacerdócio

Padre Carlito Dall`Agnese, nasceu no dia 21 de abril de 1936, na cidade de Guaporé, Estado do Rio Grande do Sul. Filho do Sr. Emílio Valentim Dall`Agnese e de Dona Ângela Girotto Dall`Agnese.

O Padre Carlito Dall`Agnese cursou o primeiro grau ainda no Rio Grande do Sul, na escola municipal da cidade concluindo seus estudos no Estado de São Paulo. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário João XXIII, tendo sido laureado pela Universidade de Mogi das Cruzes, podendo desta forma lecionar doze disciplinas dentre as quais, psicologia, português e matemática. É também formado em Música, sendo regente e compositor, tendo regido o coral no Seminário de Guaporé, da Matriz e da Catedral de Santo André, por longos anos.

Despertou sua vocação para o sacerdócio, através da educação familiar e de um fato acontecido com seu pai o Sr. Emílio também foi seminarista, e o Padre Róis um líder espiritual da paróquia, vaticinou ao Sr. Emílio: “Você não será padre, mas um filho seu assim será.” Diante deste fato e mais educação familiar despertou no filho Carlito a vocação sacerdotal.

Foi ordenado em 17 de fevereiro de 1963, no Bairro Ipiranga, neste estado, e designado para iniciar seus trabalhos sacerdotais na Igreja Nossa Senhora da Paz, em São Paulo. Posteriormente veio trabalhar na Matriz de Santo André, indo em seguida para Porto Alegre onde teve a honra de trabalhar com o Cardeal Dom Vicente Scherer, como vigário, passando a lecionar no seminário gaúcho de Gravataí para 152 seminaristas.

Após esta experiência voltou a ser designado para exercer o sacerdócio novamente em São Paulo, mais precisamente na Igreja Santo Antônio, na linda Praça do Patriarca, onde ficou o ano de 1.971, sendo neste ano designado para trabalhar na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, onde participou junto com a comunidade local, do início da construção da quadra de esportes localizada atrás da igreja. Posteriormente foi transferido para a Igreja Candelária, em São Caetano do Sul, permanecendo na cidade vizinha pelo período de um ano e meio, tendo em 1.977, assumido a Catedral de Santo André, ficando ali até 1.984, quando foi trabalhar por dois anos nas missões no longínquo Estado do Pará, mais precisamente na Estrada Santarém-Cuiabá, estrada  com 664 km. de extensão, além da Serra do Cachimbo. Após este período, voltou para nosso Estado, e se encontrava debilitado pelas andanças naquele Estado.

Em 1985 retorna para o nosso Estado, novamente para São Bernardo do Campo, com a incumbência de comandar a Paróquia São José, no populoso e progressista bairro de Vila Baeta Neves, substituindo o Monsenhor Padre Luiz Ravazio, o qual substituiu o saudoso Cônego Lázaro Equini. Permaneceu a frente da igreja no Baeta Neves por 30 anos, quando teve sua emeritude aceita em maio de 2015

O Padre Carlito Dall`Agnese desenvolveu no Bairro Baeta Neves um trabalho de grande relevância junto à comunidade. Comandou a construção do salão paroquial, a reforma de toda a igreja, cercando e cobrindo, para as realizações das quermesses e outros eventos no pátio lateral da igreja.

Sua caminhada sacerdotal também rendeu bons frutos a Igreja com os atuais Pe. Boris Augustin (Arquidiocese de São Paulo), Pe. William Mariotto e Pe. Guilherme Franco (ambos da Diocese de Santo André), que através do convívio com ele despertaram o desejo de se tornarem sacerdotes.

Mesmo emérito continua a atuar ativamente na região do Alto da Serra (Riacho Grande), com a evangelização, transmitindo preciosos ensinamentos da moral cristã, o que permite uma formação arraigada em bases sólidas a comunidade que ali reside.

O Padre Carlito é uma pessoa incansável, aquela que não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje e que não consegue ficar parado descansando. Ainda possui um raciocínio rápido e atual, fruto dos muitos livros sobre fé e religião que ainda lê.