Baeta Neves celebra júbilo de Dom Pedro e Padre Carlito

Marcada pela emoção, simplicidade e gratidão à Deus pelos 45 anos de ministério presbiteral do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, e 60 anos do Padre Carlito Dall`Agnese, a Santa Missa aconteceu sábado, 18 de fevereiro, na Paróquia São José, no Baeta Neves, em  São Bernardo do Campo.

Na celebração estiveram presentes parte do clero diocesano, seminaristas, religiosas e a comunidade paroquial, que pastoreou por quase 30 anos, dos 60 completados de sacerdócio.

Ao lado do Padre Carlito, estavam Padre Guilherme Franco (Paróquia São Jorge, Santo André) e Padre William Mariotto (Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, Santo André), que foram seus coroinhas na comunidade, e enviados ao seminário por ele.

Dom Pedro em sua homilia, destacou os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha:

“O que nos diz a Palavra de Deus? Os ensinamentos de Jesus no sermão da Montanha foram sempre objeto de discussão e de mal entendidos. Os próprios cristãos participam dessa atitude. As exigências de Jesus,  sobretudo no que diz respeito ao amor,  parecem impraticáveis. Seria uma espécie de luxo para religiosos e outras elites da fé. Não obstante a exigência de amar todos os irmãos, até sacrificar-se por eles, e também amar os inimigos,  não é um conselho,  um luxo de nossa religião, de nossa fé. É o mandamento, (Jesus está mandando) o mais importante da ética cristã. Diante dessa exigência nos sentimos confusos e muitas vezes impotentes. Sabemos o quanto é difícil amar, mais ainda amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem.”

Sobre os júbilos celebrados, o bispo diocesano ressaltou o amor e dedicação do Padre Carlito:

“Por fim, digo também uma palavra sobre nosso aniversário de vida sacerdotal. De fato, unimos hoje à ação de graças eucarística da santa missa, a gratidão pelo chamado à vida sacerdotal. Padre Carlito cumpre 60 anos de vida sacerdotal (17/02/1963) e eu 45 anos (25/02/1978). Por que existem os padres? Para prosseguir a missão de Jesus. E qual é esta missão? Difundir no mundo o mandamento do amor, o novo mandamento: “amai-vos como eu vos amei”. Todos sabemos como o Pe. Carlito vive seu ministério sacerdotal: na alegria e disponibilidade. Muito responsável, levando a sério seu sacerdócio. Mesmo a idade não o deixa abatido, deprimido ou se fazendo de vítima. Aliás, as limitações da idade não o impedem de fazer sua parte, de amar com alegria. Nossa Igreja de Santo André é muito grata ao senhor pelo seu ministério, sua “diocesaneidade”, que o faz amar nossa Diocese e se sentir bem nela e no convívio dos irmãos. De minha parte sempre quis ser padre, desde pequeno e o Senhor me deu esta graça. Procurei viver intensamente meu ministério de presbítero nas paróquias por onde passei. Fui nomeado pároco 21 dias após minha ordenação sacerdotal com 24 anos… Depois o Senhor me chamou para ser bispo e aqui estou feliz assim como fui quando padre, não em meu nome, mas em nome de Jesus.” (leia a homilia completa clicando aqui)

Nas homenagens prestadas ao final da Santa Missa, Padre José Cassiano, coordenador da Pastoral Presbiteral, agradeceu a dedicação de Dom Pedro e Padre Carlito todo  amor ao servir à Igreja:

“Em nome dos presbíteros de nossa diocese, quero manifestar a alegria de participarmos desse momento tão importante. Sem dúvida para todos nós é motivo de alegria e renovação de nossa vocação, para que como nosso bispo Dom Pedro e Padre Carlito, possamos continuar respondendo com amor  e generosidade, a esse Deus que nos chama a construir esse Reino de Amor aqui na terra. Somos gratos também ao amor que a comunidade tem pelo Padre Carlito, e a Pastoral Presbiteral, na minha presença e dos Padres Guilherme e William, temos visitado o padre, e sendo sempre uma presença amiga e fraterna.”

A comunidade também presta sua homenagem, agradecendo a Deus pelo dom da vida e do sacerdócio de ambos, que sempre muito frutíferos por onde passam, e o coral cantando a música “Ser sacerdote”, composta pelo Padre Carlito, emocionou a todos.

O sacerdote agradeceu as homenagens, e por ter celebrado ao lado de Dom Pedro seu júbilo:

“Quero agradecer de todo coração igualmente a todos, o Reino de Deus sempre vence, pois temos a missão de realizar, anunciar e fazer tudo que a Igreja Sinodal nos pede. Mais uma vez, muito obrigado a todos.”

Padre Jean Rafael, pároco da Paróquia São José, convidou a todos para a comemoração no salão paroquial, e agradeceu ao bispo pela oportunidade da comunidade celebrar os 45 anos de ministério sacerdotal, e ao Padre Carlito por toda dedicação ao povo do Baeta Neves.