Diocese de Santo André

Um caminho a percorrer

Nós, como Igreja, iniciamos hoje o caminho quaresmal. São quarenta dias nos quais nos preparamos para celebrar a Páscoa do Senhor. A Páscoa é tão importante que a liturgia prescreve este tempo de preparação, purificação e penitência, para chegar a celebrá-la com pureza de coração, abrindo espaço para Deus em nosso íntimo.
O Evangelho proclamado nesta Quarta-Feira de Cinzas (cf. Mt 6,1-6.16-18) nos propõe seguir um itinerário a partir dos três pilares do judaísmo, que era a religião praticada por Jesus. Estes pilares foram incorporados à vida da Igreja nascente e são plenamente
válidos. Para nós, porém, com o enfoque dado por Jesus, nos introduzindo na “Nova Aliança”, tudo adquire o brilho da misericórdia e do amor que se coloca a serviço da vida, deixando de lado o ritualismo e o fanatismo.
Quais são estes três pilares que sustentam o itinerário quaresmal? São a esmola (compaixão com o necessitado que leva à solidariedade), a oração (descobrir a beleza da gratidão para com Deus e bendizê-lo) e o jejum (renúncia voluntária e alegre para se dispor a servir os irmãos).
A primeira atitude, dar esmola, expressa o amor ao próximo como justiça e misericórdia; justiça porque partilha o que Deus deu para todos: o “pão nosso”, e não “meu” somente; misericórdia porque se debruça sobre a miséria para aliviá-la.
A segunda atitude, a oração, é falar com Deus, que sabemos que nos ama, e estar atentos. Ele está em nosso coração, em nosso íntimo, de um modo bem pessoal que podemos chamar amizade.
A terceira, o jejum, é o meio para alcançar a vida de oração e a partilha; é a renúncia espontânea às atitudes egoístas e desejos que nos dividem. Com estas recomendações a Igreja nos introduz neste tempo privilegiado de conversão: convertei-vos e crede no Evangelho! Que toda nossa Diocese possa aceitar o convite de Jesus. A porta é estreita, mas leva ao paraíso. Não tenhamos medo de sermos generosos e seguir as inspirações do Senhor através de sua palavra.
Como pai e pastor, estou em oração por nossa Igreja neste tempo quaresmal para que todos tenhamos uma boa e santa Páscoa.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO