Serviço de Fraternidade e Partilha une diocese na Campanha Quaresma Solidária

O Serviço de Fraternidade e Partilha da Diocese de Santo André, foi apresentado aos diocesanos e diocesanas na live do Vicariato Episcopal para Caridade Social em dezembro de 2021. https://www.youtube.com/embed/sJxhSSz4bO0

O serviço tem como principal objetivo, praticar a partilha e a fraternidade em prol dos irmãos mais carentes e vulneráveis na sociedade, bem como identificar as experiências exitosas de caridade, incentivar a implementação de trabalhos caritativos nas paróquias e exercitar a solidariedade, através das igrejas que têm maior poder de arrecadação direcionando doações para as comunidades mais carentes, unindo esforços das ações já existentes e das que serão criadas futuramente nas paróquias para atender as demandas em todas as dez regiões pastorais das sete cidades do Grande ABC.

Sob a coordenação diocesana Renata Batista Moreira, e assessorado pelo Padre Claudio Tafarelo, lançaram uma campanha voltada à arrecadação de alimentos para toda a diocese.

A Quaresma Solidária vem em encontro ao tema da Campanha da Fraternidade de 2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), e traz a espiritualidade da partilha, unindo a fraternidade que já existe nas paróquias, que unem sempre forças para poder continuar assistindo as mais de 7030 famílias por toda Grande ABC.

A Campanha iniciou com grande motivação na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, e se mantém pelos quarenta dias da quaresma, e você pode contribuir levando sua doação de alimento na comunidade mais próxima.

Abaixo você lê na íntegra a carta direcionada a todos sobre o trabalho do Serviço de Fraternidade e Partilha, escrita pelo assessor diocesano:

“A fraternidade e partilha é uma organização diocesana ligada ao Vicariato Episcopal para a Caridade Social e tem a missão de dinamizar a comunicação e facilitar a interação entre as pastorais sociais presentes em nossas paróquias. A admirável força de trabalho das nossas pastorais sociais vem se afirmando nos últimos anos como uma ação pastoral indispensável na luta pela dignidade dos nossos irmãos e irmãs mais fragilizados, é importante notar que, sobretudo no auge da pandemia da Covid 19 (2020/2021), o trabalho dos nossos agentes da caridade social foi essencial para amenizar o profundo sofrimento de inúmeras famílias em nossa diocese. No ano de 2022 a nossa diocese distribuiu 84.372 cestas básicas, atendendo 7030 famílias em situação de insegurança alimentar. Sabemos que se muito foi feito até aqui, há ainda muito mais a fazer. Imbuídos nesse pensamento e atentos ao pedido que Jesus nos faz esse ano “Dai-lhes vós mesmos de comer”, queremos propor nesta quaresma que toda a nossa diocese mostre a sua força fraternal viabilizando um grande gesto concreto contra a fome, a Quaresma Solidária. Pedimos o apoio dos senhores párocos e administradores paroquiais para animarem o povo de Deus para realizarmos uma grande arrecadação de alimentos em nossas comunidades, de modo que possamos atender todas as famílias necessitadas e até podermos partilhar com outras pastorais fora do nosso território diocesano. Desde já agradecemos a participação e o apoio de todos. Pe. Cláudio Tafarelo – Assessor diocesano da Fraternidade e Partilha.”