Diocese de Santo André

Dom Pedro faz visita fraterna às famílias afegãs

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, no domingo (26/02), realizou uma visita fraterna às famílias afegãs, que foram acolhidas pela Pastoral do Migrante em novembro de 2022.

A casa onde as famílias estão fica na cidade de Santo André, e desde que chegaram, tem recebido o apoio do Centro do Migrante, na pessoa da Vanessa Siribeli, coordenadora diocesana da pastoral e do assessor, Padre Pierre Dieucel,cs.

As famílias nesses três meses foram atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS), situada próxima da residência, com atendimento médico e atualização do cronograma vacinal, e uma das mulheres que está gestante, também está em acompanhamento médico tanto na UBS, pela Dra. Marilene Mello, ginecologista obstetra e membro da Defesa da Vida.

Devido à precariedade de viverem escondidos antes do visto humanitário ser aprovado, os 16 afegãos não tiveram atendimento odontológico, e através da Pastoral do Migrante também conseguiram que três deles recebessem o atendimento, que está sendo feito pela Dra. Verônica Deffert, esposa do candidato ao diaconato permanente, Danton Deffert.

Toda promoção da vida humana, vem sendo também acompanhada por Dom Pedro, que durante sua visita dialogou com as famílias, e se alegrou em saber que estão reconstruindo a vida no Brasil, que alguns já estão trabalhando de forma legal, e  destacou a solidariedade dos diocesanos e diocesanas.

Vanessa explicou ao bispo sobre o trabalho de promoção humana e integração que a pastoral tem feito com as famílias, salientou também sobre o auxílio dado pelo Centro do Migrante durante esse período de integração.

A coordenadora da Pastoral do Migrante também relatou a parceria com a Pastoral da Criança, que visitou as famílias explicando sobre a nutrição infantil e os nutrientes que podem se obter através dos alimentos brasileiros, pois alguns eram desconhecidos por eles, e lembrou que tiveram aulas de português ministradas pelas Irmãs Scalabrinianas do Colégio São José.

Ao despedir-se das famílias migrantes, o bispo diocesano deixou uma mensagem de ânimo e esperança:

“Vocês perceberam como é o povo brasileiro, vai abraçando todo mundo, e somos feitos de muitos migrantes de vários países. Esperamos que vocês possam se sentir bem aqui, apesar das dificuldades, pelo menos estão juntos, e queremos pedir a Deus que ilumine e abra  os caminhos, e que nenhum de vocês desanime, pois o mais difícil foi sair do país de vocês e chegar aqui. E vocês encontraram aqui pessoas como Padre Pierre, a Pastoral do Migrante e tantas outras pessoas que estão caminhando com vocês, mais uma vez, não desanimem diante das dificuldades, nada é por acaso, vocês vieram para o Brasil é porque tem um sentido, pois muitos da nacionalidade de vocês foram para outros países, mas vocês estão aqui e sejam bem vindos, e estamos torcendo para que tudo fique bem, inclusive para as crianças que demonstram tanta alegria.”

[/vc_column_text][vc_media_grid grid_id=”vc_gid:1677525453620-4aba7a10-fc84-7″ include=”73449,73450,73451,73452,73453,73454″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO