“Café com trabalhadores” volta após pandemia com a presença de Dom Pedro Carlos Cipollini

Em uma ação missionária e acolhedora, a Pastoral Operária da Diocese de Santo André realizou o 1º Café da Solidariedade aos Trabalhadores e Desempregados no ano de 2023, na Praça do Carmo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo.

A iniciativa surgiu em 1999, e acontecia sempre na primeira segunda-feira do mês das 8h às 10h, sendo servido a quem passa pela praça, mas devido a pandemia da COVID-19, teve seu último em fevereiro de 2020, retomando os trabalhos nessa segunda-feira, 6 de fevereiro.

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, esteve presente logo pela manhã, rezou com todos os voluntários e deixou uma mensagem de gratidão a todos:

“Agradecemos a Deus por tanta generosidade, partilha e a presença de vocês, e esse café da manhã simboliza uma coisa muito bonita que deveria existir em nossa sociedade: a partilha, acolhida e tudo isso Jesus nos ensinou.”

O Café Solidário caminha com outras iniciativas da Igreja, como o 8º Plano de Pastoral, que contempla ações solidárias, além do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, que tem como principal objetivo ser uma instância que reúna todas as diversas expressões da caridade, sejam paroquiais, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações, instituições, com foco eclesial, visando requalificação e técnica do trabalho à serviço da vida plena para todos, à luz da doutrina social da Igreja.

Padre Luiz Tofanelli, assessor diocesano da Pastoral Operária, explicou que neste ano o Café da Solidariedade aos Trabalhadores e Desempregados continuarão a acontecer toda primeira segunda-feira, em frente à catedral diocesana.

Contou também que prepararam mais de mil pães com manteiga, café, leite e achocolatado, e que todos que passam podem se servir, relembrou que a iniciativa se deu da Campanha da Fraternidade de 1999, e desde então as paróquias da diocese se unem para proporcionar o café da manhã

Para contribuir e ajudar na organização dos Cafés, entre em contato com o Coordenador Diocesano da Pastoral Operária, Gilmar Ortiz, no telefone: 97463-3174, ou com Toninha, no telefone: 98249-7086. E-mail: pastoraloperaria@diocesesa.org.br