Diocese de Santo André

Catequese Renovada da CNBB 40 anos: 1983-2023

A CNBB, em 15/04/1983, na 21ª Assembleia Geral aprovou o documento Catequese Renovada: orientações e conteúdo. Foi o documento mais importante para a Igreja do Brasil em termos de catequese e este, realmente, impulsionou a renovação da catequese. Foi o nosso Diretório Catequético Nacional por muitos anos. A introdução do documento nos diz o seguinte:“Catequese Renovada – Orientações e Conteúdos” é um documento aprovado pelo episcopado brasileiro, na 21ª Assembléia Geral da CNBB, em Itaici (l983) e dedicado, de modo especial, a todos os agentes de catequese da Igreja no Brasil.

Estas orientações catequéticas, inspiradas nos documentos da Igreja (Vaticano II, Medellín, Puebla, Evangelii Nunciandi e Catechesi Tradendae) querem ser uma resposta aos apelos do Papa João Paulo II, na sua visita ao Brasil (1980), quando então dizia: “ Catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente à essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade”. (Encontro com os Bispos em Fortaleza – 10/07/80). Percebendo as necessidades pastorais, obedecendo a voz do Papa e depois de ter pedido colaboração e as sugestões dos agentes de Catequese de todos os níveis, apresentamos agora este documento, enriquecido por três Assembleias Gerais da CNBB (l981, 82 e 83). Esperamos que ele venha ajudar a criar uma unidade de princípios, critérios e temas fundamentais para a Pastoral Catequética no Brasil. Colocamos estas diretrizes catequéticas nas mãos dos catequistas, a quem agradecemos toda a colaboração na educação da fé das nossas comunidades e a quem pedimos que,  juntamente com seus pastores, continuem fazendo da Catequese uma prioridade das nossas Igrejas Particulares.

  • Educação para a vivência da fé: a catequese renovada procura superar o mero ensino doutrinal e educar para a vida de fé. O catequista é considerado pedagogo que acompanha o educando orientando-o para as experiências de vida cristã, mais do que professor que ensina doutrinas. Porém entre os dois elementos não há oposição, mas complementação.
  • Vivência da fé em comunidade: a fé, normalmente é vivida em comunidade. A comunhão e participação na vivência da fé é característica fundamental da comunidade cristã e o objetivo da catequese é educar para a vida de fé nesta comunidade e não tanto isoladamente, embora a dimensão pessoal seja bastante acentuada (formar cristãos que assumam a sua fé).
  • Processo permanente de educação da fé: é a dimensão permanente da catequese: a educação da fé se prolonga por toda a vida.A intensa participação na vida da comunidade,uma vez que ela seja verdadeiramente catequizadora, garante este processo permanente de educação da fé.
  • Catequese cristocêntrica: a catequese renovada procura conduzir ao centro do evangelho, ao querigma, à conversão, ao seguimento e à opção por Jesus Cristo que nos revela o Pai, no Espírito Santo (dimensão trinitária).
  • Ministério da Palavra: assim é considerada a catequese. Ela é o anúncio da Palavra de Deus, a serviço da qual se coloca. O catequista precisa ter a convicção (mística) de que é profeta hoje, comunicando a Palavra de Deus com todo o seus dinamismo e a eficácia na força do Espírito Santo.
  • Coerência com a Pedagogia de Deus: A Palavra de Deus nos dá a possibilidade de realizar a catequese trazendo a mensagem da fé, de forma transformadora e libertadora. Uma fé que não auxilia na construção de uma sociedade justa e solidária, de nada vale para o homem e a mulher de hoje, correndo o risco de se transformar em elemento alienador, facilmente manipulável.
  • Fonte de espiritualidade: um dos pontos centrais da formação do catequista é sua espiritualidade. Ser catequista é viver da mística própria daquele que está a serviço da Palavra de Deus.

          Esses são alguns aspectos que a Catequese Renovada propõe para refletirmos e vivenciarmos.                                            Região de Utinga

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão