Diocese de Santo André

Em primeira reunião do ano, CDPA ressalta 8° Plano Diocesano

O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDPA), realizou a primeira reunião do ano no sábado, 4 de fevereiro, que aconteceu no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo.

Representantes do clero, religiosos e religiosas, coordenadores de pastorais diocesanos e representantes dos Conselhos Regionais de Pastoral das dez regiões pastorais se encontraram com o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini; com vigário episcopal para a Pastoral, padre Everton Gonçalves; vigário geral, padre Joel Nery e o vigário episcopal para caridade, Padre Ryan Holke, mipk.

O encontro iniciou com um momento de reflexão e oração, e Dom Pedro trouxe uma palavra de fé, esperança e caridade a todos os presentes:

“Uma grande alegria podermos iniciar os  trabalhos neste ano e com a graça de Deus sem a situação difícil da fase aguda da pandemia. Os desafios permanecem, e acentuo três coisas importantes: fé, esperança e caridade. Primeiro tudo que fazemos tem que partir da fé, esperança e caridade. A fé permanece todo o tempo de nossas existência, sem ela tudo fica branco e preto, e com a fé tudo ganha sentido e cor. Mesmo em momentos difíceis precisamos pedir o dom da fé, assim como foi dito a Jesus: “Senhor aumentai a minha fé”, e é essencial para nos manter unidos em comunhão.” “A partir do sínodo diocesano temos a proposta de acolhida e missão, queremos enquanto igreja buscar e fazer a união, com o espírito de acolhida ouvir o próximo, acolher quem chega, pois a igreja é a família de Jesus, todo batizado tem que encontrar o lugar para seguir a missão.”

Padre Everton continuando a pauta proposta, apresentou as ênfases do 8° Plano Diocesano de Pastoral, que foi prorrogado por mais um biênio, ressaltou a importância das regiões pastorais atuarem para o seu fortalecimento e planejar as ações para o andamento do plano pastoral.

Para ajudar nos trabalhos regionais, o vigário pastoral informou sobre as formações que irão acontecer no mês de março nas regiões pastorais, e que estará realizando atendimento a todos os coordenadores e assessores diocesanos.

Padre Everton convidou Diácono Marcelo, que assessora a Campanha da Fraternidade na diocese, que ao lado do vigário para caridade, Padre Ryan, citou a importância de vivenciar o tema não somente durante a quaresma, mas todo o ano, pois são temas que estão sempre conectados com o dia a dia da vida pastoral e comunitária.

Seguindo o lema “A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma” (At 4,32), Padre Joel Nery apresentou a programação em preparação dos setenta anos de criação da Diocese de Santo André, que será celebrado em 2024. No roteiro as atividades missionárias retornaram em consonância com as ênfases apresentadas pelo 8° Plano Diocesano.

Encerrando o encontro, todos assistiram ao vídeo do Hino Diocesano e Dom Pedro abençoou todos, e rezou com todos a oração do padroeiro diocesano, Santo André Apóstolo.

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas