Dom Pedro participa da Missa de Abertura do Ano Letivo na PUC-SP

Aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Campus Ipiranga, quarta-feira (1/03), a missa de abertura do ano acadêmico de 2023, presidida pelo grão-chanceler da PUC-SP, Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, e contou com a presença dos presbíteros, religiosos, docentes, seminaristas e leigos que estudam na universidade.

Na Celebração Eucarística, esteve presente o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, Padre Rudnei Sertório (Paróquia Nossa Senhora das Graças, Santo André) reitor da Casa de Teologia; Padre Felipe Cosme Sobrinho (Paróquia Nossa Senhora da Candelária, São Caetano do Sul), docente e vice coordenador do Curso de Teologia; Padre Dayvid da Silva (Paróquia Imaculada Conceição, Diadema), docente e coordenador do curso de Teologia, e Padre Camilo Gonçalves de Lima, secretário episcopal.

Dom Odilo desejou um bom ano acadêmico aos presentes:

“Invocamos o Espírito Santo, para que conduza os estudos desse ano letivo que se inicia, para que todos, professores, funcionários e estudantes tenham um bom proveito e colham bons frutos.  Que possamos aproveitar esses bons frutos, que são frutos do trabalho da Igreja.”

Padre Davyd, coordenador do curso de Teologia que os 19 seminaristas da Casa De Formação da Teologia estudam, contou que leciona desde 2018 na Faculdade de Teologia e em 2015 defendeu seu  mestrado e hoje é doutorando em Teologia pela PUC-SP. Na graduação lecionou Mariologia, Pneumatologia, Cristologia, Escatologia, Teologia da Graça, todas da área da Teologia Sistemática, em 2020 assumiu a coordenação do curso.

Deixando uma mensagem aos estudantes, Padre Dayvid pediu que se mantenham abertos à reflexão teológica:

“Esse tempo dos estudos teológicos é um tempo riquíssimo na fase em que estão no seminário,  é a fase de Configuração a Cristo e por isso, os alunos devem estar abertos à reflexão teológica, visando amadurecer o conhecimento de Cristo, distante de qualquer ideologia, e sempre próximo ao Evangelho e aos ensinamentos da Igreja. Quando a ideologia fala mais alto que o Evangelho em nossas vidas, caímos numa espécie de idolatria em que manipulamos o sagrado ao nosso bel prazer. Criamos uma imagem de Jesus Cristo que não é a apresentada nos Evangelhos, nem aquela ensinada e transmitida pela Igreja desde sua origem. Portanto, ao ingressar e permanecer no curso de teologia, devemos estar dispostos à reflexão, tendo sempre em vista também o diálogo com o mundo moderno, a fim de, como os primeiros cristãos, podermos anunciar o Cristo, como tanto nos recorda o Concílio Vaticano II”.

Padre Felipe Cosme, vice coordenador do curso, leciona desde 2018 na PUC-SP, e leciona as disciplinas de História da Igreja, Vaticano II, Metodologia de Pesquisa e Preparação para o Exame de Universa Theologiae.

Fez seu Mestrado em Teologia e também está terminando os estudos do Doutorado, e também deixou uma mensagem aos estudantes:

“Desejo a todos os estudantes de Teologia que possam fazer uma bonita experiência na vida acadêmica, assumindo os estudos na perspectiva do Concílio Vaticano II e no magistério recente, iluminados pelos ensinamentos profundos do Papa Francisco.”

Após a celebração, Dom Pedro reuniu-se com os seminaristas e os padres diocesanos presentes para uma foto, e proferiu palavras de coragem aos 19 jovens que se dedicam ao estudo de Teologia.