Diocese de Santo André

CRP’s de Santo André e São Caetano finalizam agenda de formação

O Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Sede Santo André Apóstolo,  na noite de quarta-feira, 15 de março,  recebeu os Conselhos Regionais de Pastoral (CRP’s) das regiões pastorais de Santo André e São Caetano do Sul.

O encontro aconteceu para a formação sobre as ênfases do 8° Plano Diocesano de Pastoral para o biênio de 2022-2024, e foi organizada pelo vigário pastoral, Padre Everton Gonçalves.

Para a acolhida e oração, o coordenador da Região Pastoral Santo André Leste e pároco da Paróquia São Jorge,  Padre Guilherme Franco conduziu o momento.

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, assim como nas formações anteriores, abordou o tema “Caminhos da Sinodalidade, Pistas eclesiológicas”, e iniciou uma reflexão sobre as dimensões da fé:

“A primeira dimensão da fé é acreditar na pessoa. Muitas pessoas dizem: Olha, eu não acredito em Deus, não acredito em nada, não acredito na pessoa humana. E faz o bem, ajuda, da esmola, promove a caridade, colabora, acredita no ser humano, na promoção humana. Por que que isto é dimensão da fé? Porque o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus…

É importante  dar o testemunho, porque, como dizia a Madre Teresa de Calcutá, é a minha vida, é a minha pregação. Porque se eu ficar falando para as pessoas, elas não entenderam o que eu estou falando. Mas a minha vida todo mundo olha e entende o que eu estou fazendo, e a missão começa com o testemunho. Metade do trabalho de um missionário é feito pelo modo de vida que ele tem, se revela Jesus, está tudo facilitado.”

Para suscitar a importância do 8° Plano Diocesano de Pastoral, Padre Everton relembrou as ênfases definidas na Assembleia dos CRP´s em novembro de 2022, e levantou um questionamento em como as lideranças dos CRP’s e CPP’s ( Conselho Paroquial de Pastoral),podem atuar no planejamento das ações:

  • Avaliar os desafios e potencialidades das paróquias 
  • Ter uma visão macro e micro da realidade 
  • Elaborar um plano de ação regional e paroquial (olhar sobre as ênfases do 8º Plano)
  • Caminhar na sinodalidade, numa relação dialógica
  • Compartilhar a liderança com os membros da pastoral
  • Pôr a mão na massa
  • Ser proativas 
  • Buscar sempre a formação pessoal e do grupo
  • Divulgar as informações que recebem

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba