Diocese de Santo André

Pastoral da Saúde organiza formação diocesana durante o ano

 Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André no ano de 2023 está preparando formações mensais para novos agentes e reciclagem dos que já atuam na pastoral.

Antes da pandemia “COVID-19”, possuía-se um razoável número de agentes atendendo às diversas demandas da Pastoral da Saúde, inclusive, com presença ativa na grande maioria dos hospitais das dez regiões pastorais.

Todavia, com a pandemia houve um significativo esvaziamento de agentes, por força de vários motivos: idade (muitos idosos); doenças ou sequelas da “Covid-19”, desânimo, diante do cenário desalentador, sem se falar que muitos faleceram em razão do CORONAVÍRUS.

Deste modo, em face da necessidade premente da Pastoral da Saúde, o assessor diocesano Padre Vanderlei Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Região Pastoral Santo André Utinga), e coordenadora Fátima Gutierres, entregou na reunião do clero em fevereiro, uma carta convite aos padres, solicitando o envio de pessoas,sem limite de número, para participação no “MEGA ENCONTRO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA NOVOS AGENTES E RECICLAGEM PARA OS AGENTES ATIVOS”, que acontecerá na PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, localizada na Praça do Cruzeiro, n° 420, Vila Curuçá, em Santo André, conforme programação abaixo discriminada. Para a participação será necessário o preenchimento e envio da ficha de inscrição, para o e-mail: fatima@diocesesa.org.br ou WhatsApp: 11 96653-3857.

A referida ação é urgente e importante, pois a pastoral tem recebido inúmeras solicitações de diversos hospitais do Grande ABCDM, para visitação dos enfermos, considerando que o trabalho de “Capelania” também está desfasado.  Urge, ainda, a presença e atuação da Pastoral da Saúde junto aos Conselhos de nossas “UPAS”, “UBS” e Conselhos Municipais.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 18 de Março, às 09h00 – Tema: “O que é a Pastoral da Saúde e suas Dimensões;
  • Dia 15 de abril, às 09h00  – Tema: “Espiritualidade da Pastoral da Saúde”
  • 17 de junho, às 09h00 – Tema: “Os Conceitos de Doença a partir das Sagradas Escrituras”
  • 19 de julho, às 09h00  – Tema: “A pessoa do Doente”
  • 19 de agosto, às 09h00  – Tema: “Noções sobre as visitas aos doentes a domicilio e hospitalar;
  • 23 de setembro, às 09h00  – Tema: Conhecendo os diversos Conselhos de Saúde;
  • 21 de outubro, às 09h00  – Retiro Espiritual com todos os Agentes.
  • 25 de novembro, às 09h00  –  Santa Missa de Encerramento com todos os Agentes

Quaisquer dúvidas entre em contato com o Centro Diocesano de Pastoral- 99981- 1233

 

Compartilhe:

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese

Dom Pedro reúne jornalistas e recorda: comunicar é servir à verdade

Semana Catequética on-line aprofunda o estudo do Diretório Diocesano de Catequese

68 anos do Diário do Grande ABC

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FRANKENSTEIN

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/05/2026