No Domingo de Páscoa, Santos Óleos são entregue as paróquias

Para celebrar o ressuscitado, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa na manhã do domingo, 9 de abril, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e contou com os representantes das 106 paróquias da Diocese de Santo André,  para a retirada dos Santos Óleos, abençoados na Missa Crismal, que aconteceu na última quinta-feira (6/04).

Além dos representantes e os fiéis, concelebrou ao lado do bispo diocesano, o vigário geral e pároco da catedral diocesana, Padre Joel Nery, e também o secretário episcopal, Padre Camilo Gonçalves.

Dom Pedro em sua homilia, começou saudando a todos:

“Muito bom estar aqui com vocês, meus irmãos e irmãs que vieram das paróquias da nossa diocese, e celebramos a alegria do anúncio da ressurreição de Jesus. Cristo ressuscitou, aleluia, é o grito da igreja nesse dia. Assim como Maria Madalena, de manhãzinha levantou-se e foi ao encontro de Jesus, e nós também, logo cedo assim o fizemos, saímos de nossas casas no escuro, e estamos aqui alegres e cheios de fé, para celebrar este mistério maravilhoso da vitória da vida sobre a morte.”

O bispo falou da renovação das promessas do batismo, pois somos todos batizados na fé, e a igreja renova as promessas do batismo, porque  somos batizados nesta fé, na ressurreição:

“Cristo morreu, mas de dentro da morte que o engoliu, Ele fez a morte implodir e a matou. O que quer dizer isto? Quer dizer que nós somos aqueles que acreditamos no túmulo vazio, como diz: Madalena encontrou o túmulo vazio e ela não sabia o que pensar. Achou que tinham roubado Jesus, mas Ele estava ressuscitado. Morreu, mas está vivo, nós não acreditamos num túmulo cheio, no qual a morte vitoriosa celebra a decomposição da vida. Cremos que a morte não tem a última palavra. O amor venceu, Cristo, o Filho de Deus venceu a morte.”

Direcionando-se aos casais que vieram buscar os Santos Óleos, Dom Pedro relembrou da quinta-feira de manhã (6/04), que durante a Missa Crismal, ele e todo o clero abençoou estes óleos, que representa a esperança da ressurreição, pediu que levem também um abraço a todos e que desejem em nome dele, uma Feliz e Santa Páscoa.

“A mensagem da Páscoa é esta, o túmulo está vazio. Que ninguém desanime diante das dificuldades, cabe a nós mantermos acesa esse Círio Pascal em Cristo, imagem de Cristo, luz do mundo. Ninguém deve apagar essa luz, e nós somos encarregados de levar essa luz, manter acesa a chama da fé. Esta fé inclui o projeto de Deus para a família e para o casal. Então, não tenhamos dúvida, estamos no caminho certo e o Ressuscitado caminha conosco, garantindo a vitória da vida, garantindo a vitória do seu projeto, levado avante por aqueles que têm fé.”

Depois da bênção, Dom Pedro entregou os Santos Óleos, em mãos para cada representante paroquial, desejando uma Feliz Páscoa para cada um.