Diocese de Santo André

Jesus ressuscitou! E nós também!

Queridos diocesanos, filhos e filhas: alegraivos, Jesus ressuscitou! Afirma São Paulo: “Deus ressuscitou Jesus de entre os mortos”(1Cor 13,3; Rm 10,9). O que é mesmo a ressureição? É o centro de nossa fé cristã e fundamento de nossa esperança numa vida que continua depois da morte.
A ressurreição dos mortos está relacionada com a esperança humana diante da morte. Para o cristão, a vida continua, não através de reencarnação, mas através de uma vida nova e transformada por Deus; vida feliz e plena por toda eternidade. A fé na ressurreição de Jesus fundamenta nossa fé na ressurreição dos mortos: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé” (1Cor.15,14).
Na morte somos aniquilados, como a semente que morre. Deus, porém, nos confere uma vida nova, que se desenvolve em nós, como a planta que sai de dentro da semente que morre. Jesus disse: “Se o grão não cair na terra e morrer não dará fruto”(Jo 12,24).
Por isso, a Páscoa é a maior festa de nosso calendário litúrgico. A Vigília Pascal dá-se na noite do sábado santo, que precede o domingo da Páscoa. É o cume do ano litúrgico. Nela renovamos nosso compromisso batismal. A Vigília Pascal é celebrada à noite, do período em que se inicia à noite até antes do amanhecer do domingo.
O domingo de Páscoa é o domingo do qual se derivam todos os domingos do ano, nos quais celebramos a Páscoa do Senhor em cada santa missa. No domingo, portanto, sempre deve haver nas comunidades paroquiais missas de manhã e à tarde, para dar oportunidade de que todos os fiéis possam participar, em especial neste solene domingo de Páscoa.
Atenção: a Páscoa, liturgicamente, não termina na noite do domingo de Páscoa: “Os oito primeiros dias do Tempo Pascal formam a Oitava da Páscoa, e devem ser celebrados como solenidades do Senhor” (NALC, n.24). O Círio Pascal solenemente aceso na Vigília Pascal é símbolo de Cristo ressuscitado, luz do mundo que vence as trevas do pecado e da morte. Os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria, como se fossem um só e único domingo: é o Tempo Pascal. Perseveremos na fé!
A todos vocês, com um abraço fraterno e desejando Feliz Páscoa, abençoo de coração.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO