Na noite de segunda-feira, 17/04/2023, o Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, esteve na comunidade Santo Expedito, da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, para a celebração do segundo dia do Tríduo da Festa do Padroeiro.
Juntamente ao Secretário Episcopal, Padre Camilo Gonçalves, Dom Pedro foi recepcionado pelo Padre Ronildo Vasconcelos de Oliveira, administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, e pelo Diácono Gilberto Cavignato, no Parque Selecta (Região São Bernardo do Campo – Centro).
Na ocasião, houve a Dedicação do Altar, que é a consagração do mesmo. Toda igreja é dedicada à Santíssima Trindade, à Santíssima Virgem, aos Anjos e aos santos inscritos no Martirológio Romano. Neste dia, porém, somente o altar foi dedicado, mas houve a bênção do ambão e do novo sacrário no decorrer da celebração.
Durante o rito, cheio de significados para os católicos, Dom Pedro fez a aspersão da água benta em todos os presentes, finalizando com a aspersão do altar. Após a Liturgia da Palavra, tendo sido cantada a ladainha, o rito prosseguiu com a unção do altar, a incensação, o rito da iluminação e a preparação do altar para a liturgia Eucarística.
“A homilia do bispo foi uma bênção, me senti agradecida por esse momento vivido. Mais um obrigado padre Roni por proporcionar esses momentos com seus paroquianos. Que Deus o abençoe, e Nossa Senhora te cubra e proteja em Seu Manto Sagrado. Agradeço a Deus por enviar um padre tão prestativo para nossa comunidade” , disse uma paroquiana nas redes sociais da Paróquia Imaculada Conceição.
Foi uma noite de grandes emoções vista nos olhos de cada um presente e de fé. O povo reunido rezou alegremente junto com nosso Bispo e festejou esse marco e realização do sonho galgado com muito suor e trabalho do povo de Deus.
Durante a celebração, Dom Pedro explicou que “O altar é onde se realiza a festa da Eucaristia, o sacrifício de Jesus”. Ao abençoar o ambão, ele explicou que “Este é o lugar alto de onde se proclama a Palavra de Deus, não é uma estante”.
O Bispo deixou um recado à comunidade: “Vocês são os cristãos reunidos em torno de Cristo para celebrar a Eucaristia, partilhando os dons e praticando a solidariedade. A comunidade deve sempre ser acolhedora e missionária”
Ao final da celebração, Dom Pedro foi apresentado ao menino Davi, que, segundo a própria comunidade é muito fiel, sempre vai à igreja, e que, inclusive, o próprio relatou à Dom Pedro que a comunidade ama rezar por ele e que, se Deus permitir, pretende seguir a mesma vocação, pois admira muito os padres.