Formação Permanente do Clero acontece no auditório da Cúria Diocesana

A Formação Permanente do Clero da Diocese de Santo André aconteceu nas manhãs de 23 a 25 de maio, no auditório, no Edifício Sede Santo André Apóstolo, organizada pela Pastoral Presbiteral, que é coordenada pelo Padre José Aparecido Cassiano.

O clero foi acolhido pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, que ao lado do coordenador da pastoral, realizou a oração da manhã antes das formações de cada dia.

No primeiro dia o Prof. Pe Elizeu da Conceição abordou sobre “A Economia de Francisco” e como o modelo econômico atual afeta os mais vulneráveis, gerando o acúmulo de riqueza para poucos e o empobrecimento de muitos.

Refletindo no segundo dia a Carta Apostólica sobre a formação litúrgica do povo de Deus: “DESIDERIO DESIDERAVI”, do Papa Francisco, o moderador foi o Padre Damásio Medeiros, que trouxe aspectos importantes sobre o documento:

“O documento é de um texto de meditação, com um vívido caráter bíblico, patrístico e litúrgico, que oferece muitas motivações para compreender a beleza da verdade da Celebração Litúrgica.”

O psicólogo Wellington Heleno falou sobre o saber envelhecer dos presbíteros, trazendo pontos importantes do dia a dia dos padres e como lidar com as adversidades da vocação.

“O sofrimento psíquico é hoje um dos grandes males que acometem os sacerdotes, é necessário um olhar de cuidado para cada um que sofre, mas também um olhar atento e livre para a instituição na qual essas pessoas estão inseridas. Ou seja, cuidar da pessoa e da instituição, pois são duas faces da mesma moeda. Na formação que foi realizada com o Clero da Diocese de Santo André refletimos como é saber envelhecer, ou seja, como lidar com o desenvolvimento da própria vida e missão. A partir dos conceitos da psicologia buscamos compreender as forças internas e externas que podem provocar o sofrimento e o esgotamento emocional. Saber envelhecer envolve autoconhecimento, como meio para vivenciar o autoperdão na própria história de vida e, consequentemente, experimentar a misericórdia de Deus. É importante ressaltar que um ambiente saudável também influencia na saúde psíquica, é preciso que haja uma boa fraternidade presbiteral e paroquial que possibilitam que o sacerdote tenha condições psíquicas para sonhar, fantasiar, imaginar, brincar, ter esperança. A falta de esperança pode levar a depressão e a desilusão com a própria vida pessoal e vocacional. “Cuidem de vocês e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo os constituiu como guardiães, para apascentarem a Igreja de Deus… (At 20,28).”