Diocese de Santo André

Episcopado se reúne para a 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo

Com o tema “Uma Igreja em saída para as periferias”, entre os próximos dias 30 e 31 de maio, e primeiro de junho, ocorrerá no Mosteiro de Itaici (SP), a 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo.

Os arcebispos, bispos e padres coordenadores (arqui) diocesanos estarão reunidos, em encontro eletivo, como indica o Regulamento do Conselho Episcopal Regional Sul 1 (CONSER Sul 1), para que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continue o exercício de sua missão evangelizadora no Regional por meio de seus membros canonicamente provisionados no Estado de São Paulo (cf. Art. 1º CONSER Sul 1).

Em sua responsabilidade de animação pastoral e motivação da comunhão eclesial paulista, respeitando a competência de cada bispo em sua diocese, o CONSER Sul 1 tem por finalidade fomentar o afeto colegial, o relacionamento, a ajuda recíproca, a solidariedade e a ação comum entre os bispos de todo o Estado; ajudar os bispos no seu ministério para o benefício de todo o povo de Deus; promover o estudo e a aplicação das diretrizes emanadas da Santa Sé e da CNBB; planejar e promover a pastoral orgânica em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), bem como entre as arquidioceses e dioceses paulistas.

Coordenar as atividades do Regional em sintonia com as atividades nacionais da CNBB, mantendo com esta a comunhão eclesial e a corresponsabilidade pastoral, estudar assuntos de interesse eclesial e social do regional, posicionar-se e atuar junto e/ou em parceria com o Poder Público, a serviço do bem comum, e dar conhecimento disso à Presidência da CNBB, definir os demais participantes de suas reuniões, apresentar candidatos ao episcopado e acompanhar os bispos eméritos compõem também os objetivos do CONSER (cf. Art. 2º CONSER Sul 1).

Como exprimi o Artigo 13 do Regulamento do CONSER, a edição de 2023 da Assembleia dos Bispos, elegerá, dentre todos os seus membros, em votações separadas, o presidente, o vice-presidente e o secretário Regional para um mandado de quatro anos que, como prevê o texto, “somente um Bispo, membro da CNBB, pode ser eleito” para cada função.

Assim, nos próximos dias, reze para o bom êxito da 85ª Assembleia Regional dos Bispos e acompanhe tudo o que vai acontecer no Mosteiro de Itaici pelos canais oficiais do Regional Sul 1 da CNBB, das seis arquidioceses e 36 dioceses paulistas que, com consciência de unidade eclesial, buscam promover no Estado de São Paulo “Uma Igreja em saída para as periferias”

Compartilhe:

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral