Diocese de Santo André

Pastoral da Acolhida une São Bernardo do Campo para formação

Seguindo o cronograma de formações nas regiões pastorais, a Pastoral da Acolhida da Diocese de Santo André, reuniu no domingo,7 de maio, os agentes da cidade de São Bernardo do Campo, na Paróquia Santíssima Virgem.

Os participantes foram acolhidos pela coordenadora diocesana Rizomar Matos, pelo assessor Padre Gonise Portugal e pelo seminarista Maurício Borges, que acompanham a pastoral.

Padre Gonise iniciou o encontro citando a importância da pastoral da acolhida como meio de evangelização:

“Acolher bem é evangelizar. Isso é a sintonia das pessoas entre si e o ambiente em torno. Sem acolhida viramos um amontoado de gente, viramos massa (massa de manobra), mas com a dinâmica do acolhimento somos singulares. Jesus não estava preocupado com o sucesso, mas com a qualidade do anúncio.”

Para refletir o tema “Alvos primordiais da Pastoral da Acolhida: jovens e sofredores”, Padre Cauê Fogaça, assessor diocesano do Serviço de Animação Vocacional, ressaltou que quem evangeliza é a igreja, povo de Deus, que igreja é a reunião de todas as pessoas e que somos um povo que diversas características.

“Acolher jovem tem suas dificuldades, porque muitas vezes não se encaixa nas estruturas ou são muito questionadores, e com os jovens nós dialogamos. Diferente de uma postura autoritária, o jovem tem que ser ouvido, eles tem uma série de questionamentos, diferente dos jovens de antes. Logo, precisa de conversar para poder dar um direcionamento, pois às vezes nem resposta existe.”

Padre Guilherme Franco, assessor da Comissão Diocesana de Música e Liturgia, abordou sobre “Como a igreja pode acolher numa dimensão mais ampla? Fora dos muros do templo?”, trouxe o exemplo de Jesus com a samaritana, mostrando um encontro de acolhida com Jesus:

“Para que haja acolhimento é necessário que tenha o encontro,  não pode haver julgamentos. Jesus sendo judeu não julga a samaritano, por isso, não é só acolher na porta, mas acolher de verdade. Jesus supera as barreiras do preconceito.”

No final da tarde, os agentes da Pastoral da Acolhida participaram da Santa Missa, presidida pelo assessor diocesano, mais um sinal de unidade dos agentes da pastoral, que vem participando ativamente das atividades propostas pela coordenação diocesana.

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas