Diocese de Santo André

Povo de Deus se reúne para Semana Diocesana de Formação

A Diocese de Santo André vivencia um momento histórico: a celebração dos 70 anos de sua criação, que culminará no ano de 2024, e para os preparativos dessa grande festa, a Comissão para os 70 anos idealizou a Semana Diocesana de Formação.

Com o objetivo de dirigir-se-á a todos os agentes de pastoral de nossas comunidades e tendo como base teológica “Povo de Deus”, a semana aconteceu de 2 a 5 de maio, visando dinamizar e favorecer a participação dos diocesanos e diocesanas nas celebrações especiais, pensou-se em organizar uma “Semana Diocesana de Formação”, fruto da junção das antigas “Semanas Diocesanas”, que se dedicavam em formar os agentes de pastorais específicas, como, por exemplo, liturgia, catequese, comunicações e ação social.

O Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves e o Centro Pastoral, organizaram os temas que foram trabalhados durante o encontro formativo, e contou com a colaboração dos padres assessores da Pastoral da Acolhida, COMIDI(Comissão Missionária Diocesana), PASCOM (Pastoral da Comunicação), SAV(Serviço de Animação Vocacional), Vicariato da Caridade, Comissão de Liturgia e Música e Comissão Bíblico Catequética.

Com mais de 4000 inscritos, as regiões receberam os participantes com um café feito pelas paróquias, e foram acolhidos pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, que enviou uma mensagem em vídeo:

“Vocês estão iniciando essa semana de formação que pretende acender muitas luzes no caminho de fé que estão percorrendo. Sim, a fé é essencial. A fé e a razão devem caminhar juntas, iluminando-se reciprocamente. E a teologia? Por isso, a necessidade da formação. Momento de parar, escutar, refletir e progredir na compreensão dos mistérios da fé que nos dão a motivação para o nosso agir pastoral.” (clique aqui para assistir)

Dom Pedro preparou também uma reflexão para o primeiro dia através da carta do Papa Francisco ao Povo de Deus, que foi entregue no última dia de formação aos participantes: (baixe aqui o documento)

“Pela primeira vez um papa escreve de forma direta, uma carta endereçada a todo o Povo de Deus, ou seja, a todos os fiéis batizados. Partindo dos tristes acontecimentos referentes aos abusos de menores e vulneráveis na Igreja, o Papa faz um importante apelo, cheio de confiança, na ação dos leigos, grande esperança para toda a Igreja. Nesta carta, o Papa pede que cada batizado se sinta envolvido nas transformações eclesiais e sociais de que tanto necessitamos. Para isto, somos convidados a entrarmos em um processo de conversão pessoal e comunitária.”

Confira abaixo os temas abordados:

Povo de Deus que celebra
Palestrantes:
Padre Cristiano Marmelo, Padre Guilherme Franco, Padre Joel Nery e Seminarista Gustavo Laureano

Partindo da Carta Apostólica do Papa Francisco, Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus, o objetivo foi resgatar o sentido da Liturgia, que é o caminho pelo qual a Igreja se encontra com seu Senhor, por ela, a Igreja é realmente Igreja. É desejo de nossa Igreja diocesana o desejo do Papa: “Convidar toda a Igreja para redescobrir, custodiar e viver a verdade e a força da Celebração cristã” (Desiderio Desideravi, n.16).

Povo de Deus que caminha
Palestrantes: Padre William Mariotto, Padre Jorge Luis, Padre Gonise Portugal, Padre Cauê Fogaça, Seminarista Maurício Borges e Sem. Haroldo Monteiro

Partindo deste princípio, a formação atingiu um aspecto fundamental e prático na ação pastoral das comunidades: ao se pensar em “acolhida”, a tendência é pensar naqueles que chegam, mas não se acolhem verdadeiramente. É sabido que em nossas comunidades, assim como em todo o mundo, há conflitos, mas que, à luz da fé, devem ser superados.


Povo de Deus que partilha
Palestrantes: Diácono Douglas Colácio, Diácono Fabiano, Roque e Diácono Celso Sais

Envolvendo a missão do Vicariato Episcopal para a Caridade Social e do Setor Família, a dimensão caritativa é uma importante dimensão da vocação do Povo de Deus. Realçando a realidade e os desafios da família, bem para o futuro da Igreja e do mundo, a formação visou também realçar como desafios a pobreza e seus desdobramentos. A Igreja precisa oferecer a todos apoio e aconselhamento sobre o amor, a superação dos conflitos na família e a educação dos filhos, que vão, certamente, resultar na construção de um mundo melhor e mais fraterno.

Povo de Deus que anuncia
Palestrantes: Padre Marcos Vinícius, Padre Eduardo Calandro e Padre Dayvid da Silva

Reunindo os aspectos da missão da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-catequética,  Pastoral das Comunicações e o Setor Juventude, a formação teve como base a centralidade do anúncio da Palavra na ação evangelizadora. A Igreja existe para evangelizar, e a noção do Povo de Deus está totalmente arraigada ao anúncio da Palavra. É preciso evidenciar esta dimensão, da animação bíblica da vida e da pastoral.

Foi preparado uma apostila da Semana de Formação, com todo os conteúdos abordados, que você pode baixar aqui, Dom Pedro ressaltou a importância de formar-se:

“Caros irmãos e queridas irmãs, Povo de Deus na Diocese de Santo André, este subsídio que vocês têm em mãos é iluminado pela Semana Diocesana de Formação. Seu objetivo é formar cristãos leigos e leigas que fazem parte do Povo de Deus que caminha, partilha, anuncia e celebra juntos a mesma fé. A nossa fé nos indica a acolhida como pilar da evangelização e da imitação de Jesus: “Vinde a mim vós todos que estais cansados…”. A fé nos indica ainda o caminho da missão, para cumprir o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho…” Esta “Semana Diocesana de Formação” é uma ótima iniciativa para seguir na trilha do Vaticano II e demais conferências do Episcopado na América Latina, que sempre, além do magistério papal dos últimos anos, insistiram neste ponto: formação!”

Gostaríamos de convidá-los a participarem da pesquisa de opinião sobre a formação, clique aqui e preencha.

Compartilhe:

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Semana de Formação Diocesana reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO