Sagrado Coração

Neste mês celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Esta festa nos recorda a misericórdia de Deus que se dilata
por todo o universo. Deus ama todas as criaturas, em especial o ser humano, criado à sua imagem e semelhança, justamente porque é capaz de amar ao próprio Deus e os irmãos. Hoje, está se tornando comum encontrar pessoas deprimidas,
tristes e muitas vezes com tendências suicidas. À parte toda complicação existencial, nessas situações, está presente a falta
de amor! Sem amor o ser humano fracassa. Tanto assim, que alguns psiquiatras afirmam que o suicídio é consequência da dor
profunda provocada pelo fracasso no amor. O sofrimento psíquico, provocado pela ausência de amor na vida de uma pessoa, minam as forças e tiram o sentido da vida. A maior solidão é a do ser que não ama nem se sente amado. Sem relacionamento com os outros a pessoa se fecha sobre si.
Nossa fé nos garante que Deus nos ama com um amor gratuito e fiel, independente de nosso merecimento ou não. Jesus é a
imagem de Deus, do amor de Deus por nós. “Tendo nos amado nos amou até o fim” ( Jo 13,1). Cantamos este amor em nossas celebrações: “Com amor eterno eu te amei. Dei a minha vida por amor: agora vai também ame seu irmão”.
Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque em uma época de extremo racionalismo, onde a valorização da razão humana desprezava o sentimento, em especial o amor. Adorava-se a “densa razão”. Seria impossível viver com Deus e em Deus,e muito mais impossível admitir que Ele nos ama com este amor “incrível”.
O coração de Jesus mostra-nos o amor do crucificado, com o coração traspassado pela lança, fazendo assim apelo a nossa confiança Nele. Crer no amor de Deus por nós é a chave da vida espiritual baseada na gratidão. Não só crer, mas aceitar este amor e dele se alimentar.
Que neste mês, todos os grupos do Apostolado da Oração existentes em nossa Diocese sejam abençoados. Continuem firmes, celebrando e vivendo o amor misericordioso de Deus Pai, manifestado em seu bem amado Filho Jesus.
Rezem por mim, que vos abençoo como pai e pastor, de todo o coração.