Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero acontece na Santa Maria Goretti

Este ano, em 16 de junho, a Igreja em todo o mundo celebrou o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. Essa data foi estabelecida por São João Paulo II em 1995, visando encorajar os sacerdotes a refletir sobre a importância e a dignidade de sua vocação. Também foi uma oportunidade para que cada fiel reze pelos sacerdotes, que estão constantemente em missão, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo. Nesse mesmo dia, também celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, acolheu os padres e diáconos para uma manhã de espiritualidade organizada pela Pastoral Presbiteral, na Paróquia Santa Maria Goretti, na Região Pastoral Santo André Utinga.

Durante o encontro, os participantes rezaram a Hora Média. Em seguida, o Padre José Cassiano, coordenador da Pastoral Presbiteral, convidou o Padre Antônio Luiz de Araujo (Padre Toninho) para refletir sobre o tema “O Cuidar”. O Padre Toninho compartilhou sua experiência com os padres eméritos quando assumiu a Paróquia Jesus de Nazaré, em São Bernardo do Campo.

Na presença de Jesus Sacramentado, meditaram sobre a carta do Papa Francisco aos presbíteros, intitulada “Sacerdotes com o coração de Cristo”, que foi escrita em 4 de agosto de 2019, por ocasião do 160º aniversário da morte de Santo Cura D’Ars. Nessa carta, o Papa Francisco expressa sua gratidão pelo generoso serviço à Igreja e encoraja os sacerdotes a abraçarem sua vocação com amor. Ele enfatiza que, para que o sacerdote seja configurado ao Coração de Cristo, é necessário que a base sólida de sua vida cotidiana e o fundamento de sua estrutura humana e espiritual sejam constituídos pela profunda amizade pessoal com o Senhor. A partir dessa amizade, o sacerdote pode enfrentar psicologicamente os desafios da vida, como o celibato e a missão apostólica, e ser espiritualmente fecundo.

Dom Pedro convidou-os a refletir sobre o Pai Misericordioso, ele destaca que Jesus revela esse Pai, que ama, cuida e perdoa, assim como o pai retratado na parábola do filho pródigo, que acolheu o filho mesmo após seus erros. Jesus personifica essa figura do Pai misericordioso, que está profundamente ligado ao Pai Celestial.

Ao final da manhã, Dom Pedro convidou a todos para a abertura do jubileu de 70 anos da diocese, que ocorrerá no dia 22 de julho, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.