Diocese de Santo André

Padre Alexandre Massariol é empossado administrador paroquial na Santa Luzia e São Carlos Borromeu

Padre Alexandre Massariol, presbítero incardinado na Diocese de Blumenau, Santa Catarina, foi empossado canonicamente para administrar a Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, em Santo André, no dia 28 de junho, durante Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada por alguns padres desta diocese, e na assembleia os paroquianos e amigos do presbítero.

Esta paróquia estava sob os cuidados de Pe. William Mariotto Torres, presente também a celebração, e irá atuar como Vice Reitor da Casa de Formação Propedêutica.

Após a saudação inicial, Padre William, Pe. Fábio Soares fez a leitura do decreto de nomeação dando seguimento a Liturgia da Palavra.

Na aclamação do Evangelho o novo administrador recebeu das mãos do bispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando uma das suas funções que é o anúncio da Palavra.

Em um dos trechos da homilia, o bispo diocesano recordou a confiança de Abraão em Deus:

“Na liturgia de hoje proclamada fala sobre Abraão, pai da fé e do povo hebreu, do qual saiu nosso salvador Jesus Cristo, e Abraão dá um exemplo de confiança em Deus. Por isso ele é colocado como aquele que primeiro confiou e adorou o Deus Verdadeiro. Deus faz uma aliança com ele, e Abraão foi a esta aliança, e podemos dizer que nossa própria fé tem suas raízes nessa aliança, pois, através do batismo em Jesus Cristo, todos os cristãos estabelecem uma aliança com Deus. É uma entrega de vida para seguir Jesus e viver o Evangelho, cada um conforme seu chamado e vocação.”

Dom Pedro citou Santo Irineu, bispo e mártir, no qual a igreja fez memória na noite de quarta-feira, que seguiu os passos de Abraão, defendeu a fé e ajudou o povo a crer em Jesus, manteve-se firme em sua aliança com Deus e lutou com os falsos profetas:

“Jesus no Evangelho nos alerta para nos manter sempre no caminho correto de nossa fé, assim como Abraão se manteve. Ele no previne dos falsos profetas que espalham falsas doutrina, abusam da Palavra de Deus para vantagens pessoais e exploração da fé. Jesus ressalta que são pelos frutos que os conhecereis a árvore, se o profeta anuncia coisas boas e não faz, é falso profeta, pois o profeta verdadeiro não só ensina como pratica, vive como Abraão viveu a sua fé, e como Jesus viveu o seu amor para com o Pai.”

Em agradecimento, Dom Pedro abordou também a essência da missão dos sacerdotes exemplificando o compromisso do Padre William. Como um verdadeiro padre, o Padre William desempenhará um papel fundamental na formação dos futuros sacerdotes, visando colher frutos positivos no presbitério de nossa diocese, seguindo o que Papa Francisco enfatiza, a importância de termos os melhores padres engajados na formação.

Dirigindo-se ao Padre Alexandre e à comunidade, Dom Pedro compartilhou o pedido do novo administrador paroquial, que expressou o desejo de vivenciar a experiência de estar junto ao povo de Deus na Diocese de Santo André. Ele destacou a trajetória do sacerdote e mencionou que, durante o período de um ano em que estará licenciado pela Arquidiocese de Blumenau, espera que tanto o padre como a comunidade paroquial frutifiquem como uma árvore, confiando na graça divina que nunca nos abandona.

Após a homilia, Padre Alexandre renovou as suas promessas sacerdotais e Dom Pedro o entregou as chaves da igreja, sacrário, jarra batismal e a estola roxa, que indica o sacramento da confissão e então foi declarado empossado.

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial dirigiu uma mensagem de acolhida ao administrador:

“É com grande alegria que a Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu o acolhe como nosso administrador paroquial. Bendito o que vem em nome do Senhor. Desde sua nomeação, estamos rezando pelo Senhor e por sua missão entre nós. Estamos de coração aberto para acolhê lo e temos muita esperança de que juntos continuaremos o trabalho de evangelização até aqui desenvolvido. O padre, como ministro ordenado, é nossa garantia de que estamos em comunhão com a Igreja e de que nunca nos faltará o alimento espiritual dos sacramentos. E sabemos que a missão do sacerdote não é fácil. Por isso, nos colocamos à disposição para sermos seus colaboradores.”

Nos agradecimentos, o novo administrador paroquial mencionou sobre a chegada na comunidade:

“Que benévola providência, divina comunhão de amor e solidariedade, que iniciasse minha diaconia ministerial junto ao povo de Deus desta comunidade paroquial, de comunidades e comunidade de comunidades. No dia em que a Mãe Igreja celebra a memória do bispo, mártir, catequista e doutor santo, nada é por acaso, tudo providência, afeto e dádiva, trindade santa, que é perfeita comunidade. E nos reúne nesta noite, ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, para sermos robustecido em nossa missão de proclamar com os lábios, coração e vida que Deus habita esta cidade e nós somos suas testemunhas, como prenúncio de um caminho a ser. Desde o primeiro contato com a Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Pedro, pude fazer a experiência de um Pai que acolhe, orienta e indica o caminho claro que se deve trilhar por amor à Igreja e ao povo de Deus. Rezem por mim e estejam comigo. Muitas são as minhas limitações, mas com a oração e a presença de vocês serão vencidas, recorda nos Santa Teresinha do Menino Jesus.”

Padre Alexandre é escritor e publicou o livro “Bioética Social e Mistanásia”, que conta com a apresentação do Cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo da Arquidiocese de São Paulo:

“Congratulo-me, portanto, com o autor por fazer da academia, não apenas lugar para o cultivo de conjecturas, teorias ou abstrações lógicas, mas também espaço para a reflexão e busca de solução para problemas dolorosos presentes no quotidiano de nossa sociedade.”

Conheça mais sobre Padre Alexandre Massariol

Alexandre Massariol, nascido aos 10 de novembro de 1977, em São Paulo.  Filho de Nair de Paula Massariol (in memoriam) e Carlos Massariol (in memoriam). Filho único.

Com o falecimento do pai, em 1980, mudou-se para a cidade de Ibiá-MG, juntamente com sua mãe.

Cidade interiorana de Minas Gerais, Ibiá está situada próximo ao triângulo mineiro.

Para colaborar com as despesas financeiras de casa, adolescente e jovem, vendia salgados e picolés nas ruas de Ibiá. Primeiro serviço, que consta em carteira de trabalho, foi como caixa em um supermercado da cidade.

Aos 16 anos, participando de uma ordenação presbiteral, de um filho da cidade, despertou a curiosidade de aprofundar o que significava ser padre.

Engajou-se como sacristão e coordenador dos coroinhas na Paróquia São Pedro de Alcântara.

O discernimento vocacional se deu, sobretudo, pelo contato com os padres da cidade, Armando e Valeriano, como também, pelos encontros vocacionais.

Após ter concluído o “segundo grau”, formando-se em “Magistério”, no ano de 1996, ingressou no Seminário para cursar Filosofia e Teologia.

Em 2002, transfere-se para a cidade de Blumenau-SC, Diocese recém-criada, é acolhido pelo Bispo da Diocese de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Ordenado diácono em dezembro de 2002, por Dom Angélico Sândalo Bernardino, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, Balneário de Piçarras-SC, exerceu o ministério diaconal nessa mesma paróquia.

Ordenado presbítero, em 18 de abril de 2003, por Dom Angélico Sândalo Bernardino e Dom Benedicto de Ulhôa Vieira (arcebispo emérito de Uberaba-MG), na Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau-SC.

Por quase sete anos de ministério presbiteral na Diocese de Blumenau, exerceu os trabalhos de reitor do Seminário de Filosofia, coordenador de liturgia da Diocese, vigário paroquial e pároco.

Com a emeritude do Bispo de Blumenau, que foi Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e que retornou para a Arquidiocese, em 2010, Pe. Alexandre retorna para a capital paulista, com o objetivo de trabalhar e estudar.

Inicialmente, residiu na região episcopal da Brasilândia. Iniciou seu ministério, em São Paulo, como agente de pastoral e, posteriormente, padre da pastoral dos enfermos no Hospital Santa Catarina.

Por 12 anos exerceu seu ministério junto aos doentes, familiares e colaboradores do hospital. Como também, atendia a comunidade das Irmãs que residem no hospital e os paroquianos que moram no entorno. Experiência rica. Encontrar Jesus crucificado e abandonado em cada enfermo!

Além do trabalho hospitalar, aprofundou em seus estudos: graduou-se em Direito; aprovado na Ordem dos Advogado do Brasil; pós graduação em Gestão de Empresa e Valorização do Negócio(FIA); pós graduação em Direito Penal e mestrado em Direito Penal, Criminalística e Medicina Forense (USP).

Encerrada a sua missão junto aos enfermos do hospital, em junho de 2023 é recebido por Dom Pedro Carlos Cipollini, para conhecer e fazer uma experiência ministerial de um ano junto ao povo da Igreja Particular de Santo André.

Em 28 de junho de 2023 inicia seu ministério presbiteral, como administrador paroquial, na Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, Vila Príncipe de Gales, em Santo André.

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui