Diocese de Santo André

Sagrado Coração

Neste mês celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Esta festa nos recorda a misericórdia de Deus que se dilata
por todo o universo. Deus ama todas as criaturas, em especial o ser humano, criado à sua imagem e semelhança, justamente porque é capaz de amar ao próprio Deus e os irmãos. Hoje, está se tornando comum encontrar pessoas deprimidas,
tristes e muitas vezes com tendências suicidas. À parte toda complicação existencial, nessas situações, está presente a falta
de amor! Sem amor o ser humano fracassa. Tanto assim, que alguns psiquiatras afirmam que o suicídio é consequência da dor
profunda provocada pelo fracasso no amor. O sofrimento psíquico, provocado pela ausência de amor na vida de uma pessoa, minam as forças e tiram o sentido da vida. A maior solidão é a do ser que não ama nem se sente amado. Sem relacionamento com os outros a pessoa se fecha sobre si.
Nossa fé nos garante que Deus nos ama com um amor gratuito e fiel, independente de nosso merecimento ou não. Jesus é a
imagem de Deus, do amor de Deus por nós. “Tendo nos amado nos amou até o fim” ( Jo 13,1). Cantamos este amor em nossas celebrações: “Com amor eterno eu te amei. Dei a minha vida por amor: agora vai também ame seu irmão”.
Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque em uma época de extremo racionalismo, onde a valorização da razão humana desprezava o sentimento, em especial o amor. Adorava-se a “densa razão”. Seria impossível viver com Deus e em Deus,e muito mais impossível admitir que Ele nos ama com este amor “incrível”.
O coração de Jesus mostra-nos o amor do crucificado, com o coração traspassado pela lança, fazendo assim apelo a nossa confiança Nele. Crer no amor de Deus por nós é a chave da vida espiritual baseada na gratidão. Não só crer, mas aceitar este amor e dele se alimentar.
Que neste mês, todos os grupos do Apostolado da Oração existentes em nossa Diocese sejam abençoados. Continuem firmes, celebrando e vivendo o amor misericordioso de Deus Pai, manifestado em seu bem amado Filho Jesus.
Rezem por mim, que vos abençoo como pai e pastor, de todo o coração.

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José