Diocese de Santo André

Solenidade de Nossa Senhora do Carmo é celebrada com missa presidida por Dom Pedro

Na tarde do domingo, 16 de julho, a Catedral Nossa Senhora do Carmo celebrou solenemente em honra à padroeira, Nossa Senhora do Carmo, a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlo Cipollini, que reuniu uma multidão de fiéis que lotaram a catedral.
A Catedral Diocesana, conhecida por sua imponente arquitetura e rica história, se transformou em um local de devoção e louvor durante a celebração, contou para animar a liturgia, o coral diocesano, conduzido pelo maestro Diego Muniz.
Dom Pedro acolheu aos padres presentes que concelebraram a celebração, na pessoa do vigário geral e pároco da catedral, Padre Joel Nery.
Em sua homilia, o bispo falou sobre o festa da padroeira da catedral diocesana:
“A Palavra de Deus mais uma vez vem nos iluminar nesse dia festivo em que celebramos Nossa Senhora do Carmo, a Mãe de Jesus, que leva tantos e tantos títulos. E um deles é a Mãe do Carmelo, que quer dizer jardim florido, cheio de árvores frutíferas e é a denominação de um local lá na Palestina, onde o profeta Elias se refugiou e morou algum tempo formando lá uma comunidade de pessoas junto com ele, dedicadas a louvar a Deus e a restaurar o culto ao Deus verdadeiro no povo de Israel.”
Dom Pedro compartilhou a história das Carmelitas, relatando que em tempos remotos, durante as Cruzadas, um grupo de homens decidiu reunir-se para dedicar-se à oração, meditação e contemplação. Eles se congregaram ao redor de uma pequena capela em honra a Nossa Senhora, a padroeira do grupo e Mãe de Jesus. Esses eremitas aspiravam seguir o caminho do profeta Elias, louvando e bendizendo a Deus incessantemente, o que lhes rendeu o nome de Carmelitas, os do Monte Carmelo e Nossa Senhora do Monte Carmelo, o local onde se reuniram, e que mais tarde, foram obrigados a migrar para a Europa, dando origem à Ordem Carmelita, cuja padroeira é Nossa Senhora do Monte Carmelo e que através dessa espiritualidade enraizada na profecia, eles têm servido a Deus e contribuído significativamente para a Igreja.
Ao final da missa, os fiéis saíram em procissão pela Praça do Carmo com o andor de Nossa Senhora do Carmo, retornando à catedral para a benção e imposição dos escapulários.
A celebração da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo na Catedral Diocesana foi um momento de profunda conexão com a espiritualidade e um testemunho vivo da devoção dos fiéis. A presença de Dom Pedro Carlo Cipollini e do coral diocesano contribuiu para tornar a cerimônia ainda mais especial, reforçando os laços de fé e comunhão entre os presentes.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO