Diocese de Santo André

Dom Pedro confere o Sacramento da Confirmação a adultos na catedral diocesana

Cinquenta e nove adultos provenientes de quatro paróquias da Diocese de Santo André, receberam o sacramento da Confirmação durante uma cerimônia realizada no domingo, 9 de julho. A solene celebração foi conduzida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. O vigário geral da diocese, padre Joel Nery, e o vigário da catedral, padre André Rodrigues, juntamente com o pároco da Paróquia Cristo Rei em Diadema, padre Hamilton Gomes, concelebraram a Eucaristia.

No início da cerimônia, Dom Pedro Carlos Cipollini saudou os padres presentes, os adultos crismandos e crismandas, bem como seus padrinhos e madrinhas:

“Hoje viemos celebrar esse dia feliz, não somente para vocês que serão crismados, mas para as comunidades as quais vocês pertencem.”

Padre Hamilton, ao concluir a proclamação do Evangelho, convidou os crismandos das Paróquias Cristo Rei (Diadema), Paróquia São Felipe Apóstolo (Região Pastoral Mauá), Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Santa Teresinha (Região Pastoral Santo André Utinga) a se levantarem, em seguida, ele os apresentou ao bispo, que os recebeu com grande alegria. Os padrinhos e madrinhas também foram acolhidos, para assim assumirem as responsabilidades de cristãos adultos ao lado de seus afilhados.

Dom Pedro em sua homilia falou sobre a alegria do encontro da fé:

“Nosso encontro de Fé Eucarística é um encontro de alegria. Alegria da nossa fé, alegria de acreditar, alegria de contar com Jesus nosso Redentor, presente na Sua Palavra proclamada, na Eucaristia. Esse Jesus que amamos e que o Profeta, muito tempo antes do próprio Jesus, já previa o Salvador, que não seria violento, não exerceria um poder opressor, mas um Salvador que se designa como servo, aquele que serve à causa do Reino de Deus, espalhando o amor, a justiça, a fraternidade, nos convidando a todos a entrar no dinamismo do seu Reino.”

O bispo enfatizou que eles têm fé em Jesus e foram consagrados como autênticos cristãos por meio do Batismo, e explicou que a palavra “crisma” tem sua origem em Cristo, indicando um seguidor cristão de Cristo, alguém ungido pelo Pai e designado para a missão de salvar a humanidade. Destacou que aqueles que acreditam em Jesus, o amam e seguem suas palavras estão praticando o mandamento do amor e receberão o Espírito Santo daquele que ascendeu ao Pai após sua morte e ressurreição, o qual habitará em seus corações e lhes concederá a força para amar:

“Vocês hoje serão declarados adultos na fé, quer dizer, missionários e o adulto na fé é aquele que não só recebe tudo de Jesus, mas vai querer fazer algo por Jesus, levá lo ao mundo, ser missionário como os apóstolos, anunciar Jesus e o seu evangelho do Reino. É isto que vocês serão hoje declarados pela igreja. Isso não é maravilhoso? É sim, um grande presente que Deus vos dá o seu Espírito Santo, porque Ele nos santifica.”

Após seguir o ritual de confirmação, os adultos acenderam suas velas no Círio Pascal e renovaram as promessas do Batismo, demonstrando seu compromisso em seguir a Cristo de maneira consciente, guiando-se pela luz de Cristo e sendo luz para os demais irmãos e irmãs na comunidade.

Num momento de silêncio, a catedral testemunhou o diálogo entre o bispo e cada adulto que se aproximava para receber a unção na testa com o Óleo Santo Crisma, e com um leve toque no rosto, Dom Pedro relembra a todos que devem pacientemente suportar os sofrimentos e as injúrias em nome de Jesus, como verdadeiros soldados de Cristo.

Ao final da celebração, Dom Pedro agradeceu a presença de todos e enfatizou que a jornada não estava chegando ao fim, mas sim começando. Ele convidou os crismados a tirarem uma foto como forma de registrar esse momento especial.

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus